REFLEXÕES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES VIA DISPOSITIVOS MÓVEIS

Autori

  • Junia de Carvalho Fidelis Braga
  • Ronaldo Corrêa Gomes Junior
  • Marcos Racilan

Abstract

Este estudo relata uma experiência do uso de tecnologias digitais móveis
via WhatsApp na formação continuada de professores de língua inglesa. A
partir dessa experiência, propomos uma reflexão sobre o quanto as
atividades propostas pelos professores se alinham às especificidades
dessas tecnologias e discutimos a percepção desses professores quanto
ao uso dos dispositivos em sala de aula. Dessa maneira, o objetivo deste
estudo foi o de verificar se os professores contemplam as especificidades
da aprendizagem móvel ao proporem atividades e aplicações dos
dispositivos e recursos móveis. A análise das postagens dos professores
ocorridas no WhatsApp sugere a apropriação das especificidades da
aprendizagem móvel, principalmente para a motivação dos estudantes e o
trabalho com conteúdo léxico-sistêmico.

Pubblicato

2020-08-19

Fascicolo

Sezione

Artigos