A Música Popular nas Rádios no ABC Paulista nos Anos 1950 e 1960
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v10i2.230130Palavras-chave:
música popular, ABC, rádio, históriaResumo
O objetivo deste artigo é discutir a produção de música popular na região do ABC Paulista, nas décadas de 1950 e 1960, divulgada por quatro emissoras de rádio criadas nos anos 1950 em três de suas cidades (Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul). Esse período de 20 anos foi marcado por intensas transformações na sociedade (urbanização e industrialização) e na música (da decadência de gêneros mais antigos – bolero, sertanejo e samba-canção – ao surgimento e crescimento do rock). O trabalho analisa canções de compositores locais e indica espaços de atuação de músicos e grupos nas rádios como meios para divulgação. Baseada em entrevistas com músicos e radialistas da região, a pesquisa destaca perfis e obras de artistas do ABC em relação aos padrões da música popular das grandes mídias do período, emissoras de rádio e TV de São Paulo.Referências
FELICIANO, Fátima A. “Jovem guarda: 30 anos do primeiro fenômeno pop musical de massas do Brasil – música e TV”, Comunicação & Sociedade. n. 24. Umesp, São Bernardo do Campo, 1995. p. 51-76.
FRENCH, John. O ABC dos operários. São Paulo/ São Caetano do Sul: Hucitec/Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, 1995.
FRÓES, Marcelo. Jovem guarda em ritmo de aventura. São Paulo: Ed. 34, 2000.
LE GOFF, J. História e memória. 5. ed. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.
MARTÍN-BARBERO, Jesús. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2001.
MARTINS, José de Souza. O subúrbio: vida cotidiana e história no subúrbio da cidade de São Paulo. São Paulo/ São Caetano do Sul: Hucitec/Prefeitura Municipal de São Caetano do Sul, 1992.
MEDEIROS, Paulo de Tarso C. A aventura da jovem guarda. São Paulo: Brasiliense, 1984.
MEDICI, Ademir. Programa de auditório: álbum ilustrado com antecedentes e trajetória do rádio, dos radialistas e artistas do Grande ABC. Santo André: Fundo de Cultura de Santo André/ Prefeitura Municipal de S. André, 2000.
PARANHOS, Kátia. Era uma vez em São Bernardo – o discurso sindical dos metalúrgicos (1971-1982). Campinas: Ed. Unicamp, 1999.
SANTARNECCHI, Domingo G. “A atuação do rádio no Grande ABC”. Comunicação apresentada no II Encontro Nacional da Rede Alfredo de Carvalho. GT História da Mídia Sonora. Florianópolis (SC), 2004.
SEVERIANO, Jairo. 2008. Uma história da música popular brasileira: das origens à modernidade. São Paulo: Ed. 34, 2008.
THOMPSON, Paul. “Histórias de vida como patrimônio da humanidade”. In: História falada: memória, rede e mudança social. Worcman, K. e Pereira, J. (coord.). São Paulo: Sesc/ Museu da Pessoa/ Imprensa Oficial, 2006. p. 17-44.
TINHORÃO, J. Ramos. s/d. Pequena história da música popular. Petrópolis: Vozes/Círculo do Livro, s/d.
VARGAS, H.; LEMOS, V. “Varoli e Tonelo: dois compositores da região do ABC paulista nos anos 1950 e 1960”. Comunicação apresentada no 2º Encontro de Música e Mídia. Sesc-Santos, 2006.
VARGAS, Herom; PERAZZO, Priscila F.; PEREIRA, Simone L. “Música popular nas rádios do ABC: memória musical e cultura regional nos anos 1950 e 1960”, Galáxia. n. 12 , São Paulo. PUC-SP, 2006. p. 27-41.
WORCMAN, K.; PEREIRA, J. (coord.). História falada: memória, rede e mudança social. São Paulo: Sesc/ Museu da Pessoa/ Imprensa Oficial, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Ícone

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.