A Roda Gira (na História e no Cinema): Vertov, o contexto político e o cinema soviético dos anos 20

Autores

  • Paulo Roberto Figueira Leal Iuperj
  • Laura Pequeno Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230144

Palavras-chave:

cinema soviético, Dziga Vertov, construtivismo

Resumo

O presente artigo sistematiza passagens marcantes do cinema soviético nos anos 20 e descreve suas relações com o contexto político, buscando assim apresentar motivações e consequências ideológicas que se expressam na obra de Dziga Vertov. Ao analisar a trajetória do diretor e a presença do Estado Soviético na produção cinematográfica, realça-se o cinema como arma de luta a favor do socialismo, como defendia Vertov, e a experimentação formal como marca de uma época.

Biografia do Autor

Paulo Roberto Figueira Leal, Iuperj

Paulo Roberto Figueira Leal, doutor e mestre em Ciência Política pelo Iuperj, jornalista pela UFRJ. Professor do programa de mestrado e da graduação em Comunicação da UFJF. Autor dos livros Identidades políticas e personagens televisivos (Editora Corifeu, 2007), O PT e o dilema da representação política (Editora da Fundação Getúlio Vargas, 2005) e Os debates petistas no final dos anos 90 (Editora Sotese, 2004).

Laura Pequeno, Universidade Federal de Juiz de Fora

Laura Aparecida Pequeno da Rocha, graduanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Juiz de Fora.

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Publicado

2009-07-10

Edição

Seção

Dossiê