v. 11 n. 1 (2009)

					Visualizar v. 11 n. 1 (2009)
A revista Ícone publica nesta primeira edição de 2009 um núcleo temático dedicado à reflexão sobre o “cinema mundial”. A definição ampla do espectro da temática revelou abordagens distintas de análise de produções cinematográficas feitas fora do contexto brasileiro. Do clássico cinema soviético ao spaghetti italiano, passando por produções chinesas e hollywoodianas, a diversidade dos temas aciona uma instigante complexidade das pesquisas nacionais e internacionais sobre a arte cinematográfica. Acreditando na importância cultural de nossa produção e na possibilidade concreta de uma inserção internacional dos filmes rodados no país, este número tem a intenção de debater tendências estéticas e produtivas do cinema em pontos diversos do planeta, sublinhando semelhanças e diferenças, rupturas e continuidades com a estética e os modos de fazer do cinema nacional.
Publicado: 2009-07-10

Editorial

  • Apresentação

    Editores Ícone
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230142
  • Expediente

    Editores Ícone
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230164

Dossiê

  • Igrejas, Cartões-Postais e Comunidades

    Denilson Lopes
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230143
  • A Roda Gira (na História e no Cinema): Vertov, o contexto político e o cinema soviético dos anos 20

    Paulo Roberto Figueira Leal, Laura Pequeno
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230144
  • Imagem, Tempo e Memória: Uma leitura benjaminiana do filme Sans soleil, de Chris Marker

    Henrique Codato
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230146
  • Por um Punhado de Dólares? Gênero, autoria e questões de valor na estética do spaghetti western

    Rodrigo Carreiro
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230147
  • Orson Welles na Perspectiva do World Cinema

    Samuel Paiva
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230148
  • Videogramas de uma Revolução: da transmissão ao vivo a imagem de arquivo

    Julia Fagioli
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230149
  • O Rio de Janeiro do Imaginário de Hollywood como Instrumento de Propaganda Ideológica

    Carlos A. de C. Moreno
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230150
  • ‘Reading’ the Cinema of Zhang Yimou: Between the Chinese and the Global

    Armida de la Garza
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230151

Artigos Livres

  • Chanchada, Pornochanchada e Comédia da Retomada: a transformação do gênero no cinema brasileiro

    Simone Maria Rocha, Renné Oliveira França
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230152
  • A Convergência Midiática, o Celular e a Comunicação Publicitária

    Edvaldo Acir, Eneus Trindade
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230153
  • A Nova Era dos Festivais: cadeia produtiva do rock independente no Brasil

    Bruno Pedrosa Nogueira
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230155
  • Os Fazeres Musicais do Reggae e do Rap: histórias entrelaçadas

    Jaison Hinkel, Kátia Maheirie, Patrícia Wazlawick
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230157
  • Os Estudos Culturais e a Mediação na Música Clássica

    Carlos Eduardo Amaral
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230158

Resenhas

  • O Novo Cinema e o Festival de Pesaro Hoje

    Isabel Regina Augusto
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230163