Os Estudos Culturais e a Mediação na Música Clássica
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230158Palavras-chave:
estudos culturais, música clássicaResumo
A partir de uma breve recapitulação histórica dos Estudos Culturais e de sua problemática, este artigo questiona a distância, por parte do referido e celebrado campo teórico contemporâneo, da análise de obras musicais eruditas – e propõe a revisão dessa postura lembrando que tais obras são difundidas por grupos mediadores, como as orquestras sinfônicas, e podem apresentar cunho sociopolítico.Referências
ADORNO, T. W. Filosofia da nova música. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2004.
AMARAL, Carlos Eduardo. Ativismo Sinfônico: o protesto político nas obras orquestrais de Jorge Antunes (no prelo).
AUDIÇÕES BRASILEIRAS: BLOG-CLIPPING. Disponível na internet: <http://audicoesbrasileiras.blogspot.com/2008/12/resposta-do prof-edson-bandeira-de.html>.
ANTUNES, Jorge (org.). Uma poética musical brasileira e revolucionária. Brasília: Sistrum, 2002.
ARISTÓTELES. Arte poética. São Paulo: Martin Claret, 2003.
CEIA, Carlos. Leavisianismo: E-Dicionário de Termos Literários. Disponível em: <http://www.fcsh.unl.pt/edtl>.
COELHO, João Marcos. No calor da hora: música e cultura nos anos de chumbo. São Paulo: Algol, 2008.
HERBRECHTER, Stefan (Org.). Cultural Studies: interdisciplinarity and translation. Amsterdã;Nova Iorque: Rodopi, 2002.
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru: Edusc, 2001. MARTIN, Clayton; HERBERT, Trevor; MIDDLETON, Richard (Orgs). The cultural study of music: a critical introdution. New York: Routledge, 2003.
MATTELART, Armand; NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola, 2004.
MORAES, Dênis de (Org.). Sociedade midiatizada. Rio de Janeiro: Mauad, 2006.
PRAXEDES, Walter. Estudos culturais e ação educativa. Revista Espaço Acadêmico, ano III, n. 27, ago. 2003. Disponível em: <http://www.espacoacademico.com.br/027/27wlap.htm>.
SHOHAT, Ella; STAM, Robert. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
SILVA, Tomás Tadeu da (Org.). O que é, afinal, Estudos Culturais? Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SILVERSTONE, Roger. Por que estudar a mídia? São Paulo: Loyola, 2002.
STRAVINSKY, Igor. Poética musical em 6 lições. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1996.
ULBANERE, Alexandre. Willy Corrêa de Oliveira: por um ouvir materialista histórico. São Paulo: UNESP, 2005. Disponível em: <http://www.ia.unesp.br/pos/stricto/musica/teses/corpo_willy.pdf>.
VALLE, Gerson. Jorge Antunes: uma trajetória de arte e política. Brasília: Sistrum Edições Musicais, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.