Por um Punhado de Dólares? Gênero, autoria e questões de valor na estética do spaghetti western
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230147Palavras-chave:
cinema, estética, spaghetti western, gênero, autoriaResumo
Este artigo pretende examinar a trajetória na cultura midiática do ciclo de faroestes populares italianos (produzidos nas décadas de 1960 e 1970), em particular a obra de Sergio Leone, através de uma análise dos processos de valoração atribuídos aos filmes do movimento, tendo como eixo a dicotomia história entre gênero e autoria.Referências
COX, Alex. Massacre Time. Ashland: Extermination Angels LLC, 2005.
COX, Alex. 10.000 Ways to Die. London: Kamera Books, 2009.
DANEY, Serge. Era uma Vez no Oeste. Disponível em <http://dicionariosdecinema.blogspot.com/2009/06/era-uma-vez-no-oeste-por-sergedaney. html>. Acessado em: 7 de julho de 2009.
EBERT, Roger. Grandes Filmes. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005.
ECO, Umberto. Apocalípticos e Integrados. São Paulo: Perspectiva, 2001.
FRAYLING, Christopher. Once Upon a Time in Italy: The Westerns of Sergio Leone. New York: Harry Abrams Incorporated, 2005.
FRAYLING, Christopher. Spaghetti Westerns: Cowboys and Europeans from Karl May to Sergio Leone. London: I.B. Tauris, 1981.
GEADA, Eduardo. Cinema e Transfiguração. Lisboa: Relógio D’Água, 1978.
GOMES DE MATTOS, A. C. Publique-se a Lenda: A História do Western. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2004.
HABERSKI JR., Raymond J. It’s Only a Movie! Films and Critics in American Culture. Lexington: University Press of Kentucky, 2001.
HEBDIGE, Dick. Subculture: The Meaning of Style. London/New York: Routledge, 1979.
HORKHEIMER, Max; ADORNO, Theodor. A Indústria Cultural: o Iluminismo como Mistificação de Massa. In: COSTA LIMA, Luiz (org.). Teoria da Cultura de Massa. São Paulo: Paz e Terra, 1947. p. 169-216.
JANOTTI JR, Jeder; CARDOSO FILHO, João. A Música Popular Massiva, o Mainstream e o undeground: trajetórias e caminhos da música na cultura midiática. Salvador: Ed. da UFBA, 2006.
MANTOVANI, Primaggio. 100 Anos de Western. São Paulo: Opera, 2003.
RIEUPEYROT, Jean Louis. O Western ou o Cinema Americano Por Excelência. Belo Horizonte: Itatiaia, 1963.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.