Videogramas de uma Revolução: da transmissão ao vivo a imagem de arquivo
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230149Palavras-chave:
videogramas, imagens de arquivo, ao vivo, montagem, fora de campoResumo
Este trabalho tem como objetivo a análise do filme Videogramas de uma revolução (Alemanha, 1991/1992), de Harun Farocki e Andrei Ujica. Busca-se olhar as imagens com os olhos de Walter Benjamin. Para tanto serão trabalhadas as imagens de arquivo, sua fenomenologia, sua importância histórica e sua utilização no cinema. As imagens ao vivo são as imagens de arquivo no momento da sua gênese e, recontextualizadas, adquirem relevância histórica e permitem reconstruir acontecimentos. Outro fator importante é a natureza lacunar das imagens de arquivo, que remete ao não-visível, a algo que está fora de campo.Referências
BENJAMIN, Walter. Sobre o conceito de história. In: BENJAMIN, Walter. Magia e écnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLÜMLINGER, Christa. Editing Image. Disponível em: http://www.lussasdoc.com/etatsgeneraux/2001/sem_farocki.php4. Acesso em 16 set. 2008.
BRASIL, André. Ensaio de uma revolução. Disponível em: http://www.revistacinetica.com.br/videogramas.htm. Acesso em: 16 set. 2008.
COMOLLI, Jean-Louis. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
DANEY, Serge. A reencenação. In: DANEY, Serge. A Rampa. São Paulo: CosacNaify, 2007.
DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão Freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
DIDI-HUBERMAN, Georges. Images in spite of all. Four photographs from Auschwitz. Chicago: University of Chicago Press, 2008.
FARGIER, Jean-Paul. Vídeo Gratias. In: Cadernos do Vídeo Brasil. São Paulo: Edições SESC SP, 2007. v.3, n.3.
LISSOVSKY, Maurício. A memória e as condições poéticas do acontecimento. In: GONDAR, Jo; DODEBEI, Vera (orgs). O que é memória social? Rio de Janeiro: Contracapa, 2005.
LÖWY, Michael. Walter Benjamin: Aviso de incêndio. Uma leitura das teses “Sobre o conceito de história”. São Paulo: Boitempo, 2005.
RANCIÈRE, Jacques. A partilha do sensível: Estética e política. São Paulo: EXO experimental org.; Ed 34, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.