A Convergência Midiática, o Celular e a Comunicação Publicitária

Edvaldo Acir, Eneus Trindade

Resumo


As mídias digitais possuem características bastante particulares. Entre elas a questão da participação e interação dos usuários, a diluição do tempo, e as sensações de desterritorialização que cada uma delas e propicia. Abordamos neste artigo a convergência midiática digital e seu papel na comunicação publicitária, que será observada no celular como mídia que reúne os atributos da internet, da mobilidade, da portabilidade e possui grande penetração em diversas camadas da população.

Palavras-chave


publicidade; cultura audiovisual; mídia; mídias móveis

Texto completo:

PDF

Referências


CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.

CASTELLS, Manuel. Fim de milênio. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 2.

DE SANTI, Rodrigo. A tecnologia não pede licença. São Paulo, Revista Teletime, p. 38, out. 2007.

DELEUZE, Gilles, GATTARI, Felix. Mil Platôs, capitalismo e esquizofrenia: São Paulo: 34, 2004.

DIZARD, Wilson. A nova mídia, a comunicação de massa na era da informação. 2 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2000.

FERRARI, Pollyana. Hipertexto Hipermídia, as novas ferramentas da comunicação digital. São Paulo: Contexto, 2007.

FERREIRA, Wilson R. V. O Caos semiótico: comunicação no final do milênio. São Paulo: Terra, 1996.

GUATTARI, Felix. ROLNIK, Suely. Micropolítica: cartografia do desejo: Rio de Janeiro: Vozes. 2000.

GONÇALVES, Elias. O ciberespaço como fonte para jornalistas. Salvador: Calandra, 2003.

LEMOS, André. Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirrede (DHMCM). Revista Comunicação, Mídia e Consumo. São Paulo, p. 23, jun, 2007.

LEMOS, André. Janelas do Ciberespaço, Comunicação e Cibercultura. 2 ed. Porto Alegre: Sulina, 2001.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Ed. 34. 1993.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2 ed. São Paulo: Ed. 34. 2000.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? São Paulo: Ed. 34. 1996.

NEGROPONTE, Nicholas. A vida digital. São Paulo: Cia. das Letras, 1995.

ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. 2.ed. São Paulo: Brasiliense: 1994.

PERNIOLA, Mario, FELICE Massimo Di. (Org.). O Sex Appeal do Inorgânico. São Paulo: ECA/USP Estúdio Nobel, 2005.

ROMÁN, Fernado, GONZÁLES-MESONES Fernado, MARINAS Ignácio. A Revolução Multimídia. São Paulo: Learning Thomsom, 2007.

SANTAELLA, Lúcia. Por que as comunicações e artes estão convergindo? São Paulo: Paulus. 2005.

SANTAELLA, Lúcia. Culturas e Artes do Pós-Humano: da cultura das mídias à cibercultura. São Paulo: Paulus. 2003

SOARES, Oliveira. Sociedade da informação ou da comunicação. São Paulo: Cidade Nova. 1997.

TAURION, Cezar. Internet Móvel: tecnologias, aplicações e modelos, Rio de Janeiro: Campus, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil