A Nova Era dos Festivais: cadeia produtiva do rock independente no Brasil

Autores

  • Bruno Pedrosa Nogueira Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230155

Palavras-chave:

música, indústria fonográfica, consumo, cultura

Resumo

Este artigo investiga uma nova configuração na cadeia produtiva da música, no nicho do rock independente, no Brasil. As novas lógicas de consumo seguem o referencial teórico de pesquisas nacionais como Herschmann, Janotti Jr e Prestes Filho, além de um diálogo com as propostas de Frith, Flichy e Miége. A principal hipótese trabalhada é o surgimento de um circuito de festivais em todo país como novo fio condutor deste nicho, ocupando espaços de circulação que antes cabiam as rádios; paralelamente, tratando também as novas formas de diálogo entre produção e consumo neste nicho a partir da formação de uma nova mídia especializada.

Biografia do Autor

Bruno Pedrosa Nogueira, Universidade Federal da Bahia

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia – UFBA.

Referências

ANDESRON, Chris. A Cauda Longa: do mercado de massa ao mercado de nicho. 2. Reimp. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006.

DURÃO, Fabio Akcelrud; ZUIN, Antôniio; VAZ, Alexandre Fernandez (orgs.). A Indústria Cultural Hoje. São Paulo: Boitempo, 2008.

HERSCHMANN, Micael. Lapa, Cidade da Música. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

HOLLANDA, Heloisa Buarque. Impressões de Viagem: CPC, Vanguarda e Desbunde. Rio de Janeiro: Braziliense, 1981.

JANOTTI Jr, Jeder. Aumenta que isso é Rock and Roll - Mídia, Genero Musical, Identidade. Rio de Janeiro: E-Papers, 2003.

NOGUEIRA, Bruno Pedrosa. OK Computer - Novas Práticas da Indústria Fonográfica Geradas pela Internet. Recife: UFPE, 2008. Dissertação de Mestrado.

PEREIRA, Carlos Alberto M. Em Busca do Brasil Contemporâneo. Rio de Janeiro: Notrya, 1993.

PRESTES FILHO, Luis Carlos (Org.). Economia da Cultura da Música. São Paulo: Itaú Cultura.

SHUKER, Roy. Vocabulário da Música Pop. São Paulo: Hedra, 1999.

TOSTA DIAS, Márcia. Os Donos da Voz - Indústria Fonográfica Brasileira e Mundialização da Cultura. São Paulo: Boitempo, 2000.

Downloads

Publicado

2009-07-10

Edição

Seção

Artigos Livres