Orson Welles na Perspectiva do World Cinema

Samuel Paiva

Resumo


É objetivo deste trabalho compreender em que medida o cinema de Orson Welles poderia ser inscrito no chamado “World Cinema”. Em pauta de discussão teórica na contemporaneidade, ou seja, em um contexto de globalização, esse cinema, ainda que não esteja definido precisamente, vem sendo cogitado como algo que diz respeito a um “multiculturalismo policêntrico”. Nesse sentido, a figura da “viagem”, perseguida como elemento propulsor de um deslocamento internacional, será o ponto a partir do qual aspectos da vida e obra de Orson Welles serão observados como indicadores de um cinema que sinaliza uma perspectiva mundial.

Palavras-chave


orson welles; world cinema; viagem; deslocamento

Texto completo:

PDF

Referências


BAZIN, A. Orson Welles. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998.

BAZIN, A. Orson Welles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

BENAMOU, C. Orson Welles’s transcultural cinema: an historical/textual reconstruction of the suspended film, It’s All True, 1941-1993. Department of Cinema Studies: New York University, 1997.

BOGDANOVICH, P. Este é Orson Welles. São Paulo: Globo, 1995.

DENNISON, S.; LIM, S.H. Remapping world cinema: identity, culture and politics in film. London, New York: Wallflower Press, 2006.

GOMES, P.E.S. Orson Welles: D. Quixote. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981a.

GOMES, P.E.S. Orson Welles, o americano. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981b.

GOMES, P.E.S. Charles Foster Kane. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981c.

GOMES, P.E.S. A decepção de Orson Welles. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v.

Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981d.

HOLANDA, F. Orson Welles no Ceará. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.

NAGIB, L. Toward a Positive Defenition of World Cinema. In: DENNISON, S.; LIM, S.H. Remapping world cinema: identity, culture and politics in film. London, New York: Wallflower Press, 2006, p 30-37.

PAIVA, S. A representação da realidade em filmes de Rogério Sganzerla: construindo a História a partir de Orson Welles e de cinejornais. In: CAPELATO, M.H. et. al. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007 (USP: história social. Série Coletâneas), p. 135-147.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil