Orson Welles na Perspectiva do World Cinema
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230148Palavras-chave:
orson welles, world cinema, viagem, deslocamentoResumo
É objetivo deste trabalho compreender em que medida o cinema de Orson Welles poderia ser inscrito no chamado “World Cinema”. Em pauta de discussão teórica na contemporaneidade, ou seja, em um contexto de globalização, esse cinema, ainda que não esteja definido precisamente, vem sendo cogitado como algo que diz respeito a um “multiculturalismo policêntrico”. Nesse sentido, a figura da “viagem”, perseguida como elemento propulsor de um deslocamento internacional, será o ponto a partir do qual aspectos da vida e obra de Orson Welles serão observados como indicadores de um cinema que sinaliza uma perspectiva mundial.Referências
BAZIN, A. Orson Welles. Paris: Cahiers du Cinéma, 1998.
BAZIN, A. Orson Welles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
BENAMOU, C. Orson Welles’s transcultural cinema: an historical/textual reconstruction of the suspended film, It’s All True, 1941-1993. Department of Cinema Studies: New York University, 1997.
BOGDANOVICH, P. Este é Orson Welles. São Paulo: Globo, 1995.
DENNISON, S.; LIM, S.H. Remapping world cinema: identity, culture and politics in film. London, New York: Wallflower Press, 2006.
GOMES, P.E.S. Orson Welles: D. Quixote. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981a.
GOMES, P.E.S. Orson Welles, o americano. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981b.
GOMES, P.E.S. Charles Foster Kane. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v. 1.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981c.
GOMES, P.E.S. A decepção de Orson Welles. In: Crítica de cinema no Suplemento Literário, v.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981d.
HOLANDA, F. Orson Welles no Ceará. Fortaleza: Demócrito Rocha, 2001.
NAGIB, L. Toward a Positive Defenition of World Cinema. In: DENNISON, S.; LIM, S.H. Remapping world cinema: identity, culture and politics in film. London, New York: Wallflower Press, 2006, p 30-37.
PAIVA, S. A representação da realidade em filmes de Rogério Sganzerla: construindo a História a partir de Orson Welles e de cinejornais. In: CAPELATO, M.H. et. al. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. São Paulo: Alameda, 2007 (USP: história social. Série Coletâneas), p. 135-147.
SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.