Webjornalismo Participativo, a Cauda Longa e o Movimento Pro-Am: sinais da des-re-territorialização no jornalismo digital?
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230168Palavras-chave:
webjornalismo participativo, cauda longa, des-re-territorializaçãoResumo
O atual estágio de desenvolvimento do jornalismo digital é marcado por uma série de mudanças e readaptações das práticas produtivas das mídias jornalísticas, que podem resultar na des-re-territorialização. As modalidades do jornalismo colaborativo são consideradas propulsoras do processo de transformação. A inclusão de tecnologias móveis de comunicação e de mídias locativas na troca de informações evidencia a possibilidade de ruptura. A colaboração do público em meios jornalísticos tradicionais demonstra o desenvolvimento do movimento Pro-Am, característico da cauda longa.Referências
ANDERSON, Cris. A Cauda Longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Tradução Afonso Celso da Cunha Serra. Rio de Janeiro, Elsevier, 2006.
BELOCHIO, V. Jornalismo Colaborativo em Redes Digitais: Estratégia Comunicacional no Ciberespaço. O caso de Zero Hora.com. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação Midiática da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Santa Maria/RS, 2009.
BARBOSA, Suzana. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA. Salvador, 2006.
BRAMBILLA, Ana. Jornalismo Open Source: discussão e experimentação do OhmyNews International. Porto Alegre: UFRGS, 2006. Dissertação (Mestrado) em Comunicação e Informação), Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação, UFRGS, 2006.
BELOCHIO, Vivian. Jornalismo participativo na rede: des-re territorialização de contextos produtivos? Artigo apresentado no IX Seminário Internacional de Comunicação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Porto Alegre, 2007.
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede (A era da informação: economia, sociedade e cultura). Volume 1, São Paulo: Editora Paz e Terra, 2a. ed., 1999.
GILLMOR. Dan. Nós, os media. Lisboa: Presença, 2005.
HEWITT, Hugh. Blog: entenda a revolução que vai mudar seu mundo. Tradução Alexandre Martins Morais. – Rio de Janeiro: Thomas Nelson, 2007.
LEMOS, André. Ciberespaço e tecnologias móveis: processos de territorialização e desterritorialização na Cibercultura. Artigo apresentado no 15o Encontro Annual da Compós. Bauru, 2006.
LEMOS, André. Cibercultura: tecnologia e vida social na cultura contemporânea. Porto Alegre, RS: Sulina, 2004.
LEMOS, André. Mídia Locativa e Territótios Informacionais. Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - XVI COMPÓS: Curitiba/PR, 2007.
LEMOS, André.; CUNHA, P. (orgs). Olhares sobre a Cibercultura. Sulina, Porto Alegre, 2003; pp. 11-23.
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na web: Uma Contribuição para o Estudo do Formato da Notícia na Escrita Hipertextual. Tese de Doutorado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas da UFBA. Salvador, 2006.
PRIMO, Alex. Interação Mediada por Computador: comunicação, cibercultura, cognição. Porto Alegre: Sulina, 2007.
PRIMO, Alex.; TRÄSEL, Marcelo. Webjornalismo participativo e a produção aberta de notícias. Contracampo (UFF), v.14, p.37-56, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.