v. 11 n. 2 (2009)

					Visualizar v. 11 n. 2 (2009)
A primeira década do século XXI pode ser compreendida, para o jornalismo, como o momento de passagem situado entre dois pontos da história da mídia. O primeiro, são os desdobramentos e rupturas proporcionados pela esteira do surgimento da internet nos anos 1990. O segundo, é a consolidação da complexa realidade que envolve as redes e cultura digital em torno de processos, dispositivos, produtos e sistemas que renortearam a paisagem da mídia em torno de algumas noções. Além de digital, o mundo da informação é convergente, múltiplo, em tempo real, multimídia e com acesso móvel.
Publicado: 2009-12-10

Editorial

  • Jornalismo no início do século XXI

    Editores Ícone
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230165
  • Expediente

    Editores Ícone
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230166

Dossiê

  • Claves para la reforestación de los medios

    Bella Palomo
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230167
  • Webjornalismo Participativo, a Cauda Longa e o Movimento Pro-Am: sinais da des-re-territorialização no jornalismo digital?

    Vivian Belochio
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230168
  • Mobilidade Convergente: Abordagem sobre a prática e os estudos do jornalismo móvel

    Fernando Firmino da Silva
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230169
  • O futuro do Presente: os desafios da Infografia jornalística

    Tattiana Teixeira
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230170
  • Reflexões Teóricas sobre a Prática Jornalística: três conceitos

    Vinicius Neder
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230171
  • A Reconfiguração do Jornalismo na Primeira Década do Século XXI

    Demétrio de Azeredo Soster
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230172

Artigos Livres

  • Epistemologia e Novo Habitus: o caso como conhecimento social e individual

    Jairo Ferreira
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230173
  • O Arquivo Fotográfico e o Indivíduo Moderno

    Camila Araújo, Silas de Paula
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230174
  • O Corpo-Pleno da Imagem: fotografia, analogia e desejo

    Paulo Carvalho
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230175
  • Torture Porn: estética do gozo e exercício perverso no cinema

    Frederico Antonio Cordeiro Feitoza
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230176
  • As Pesquisas sobre Cinema nos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil

    José Bruno Araújo Lima
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230177
  • Perceber e Ser Percebido: a cultura da aparência nas músicas de João do Morro

    Rúbia Lóssio
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230178
  • Rádios Livres e a Luta pela Democratização da Comunicação: o caso da Diversidade FM tendo o cotidiano como fio condutor

    Fabiano P. Silva
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230179
  • Rádio Comunitária como Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento Local

    Washington Gurgel
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230180
  • Do Cyberpunk ao Universo Pop: a moda dos anos 1980 no universo da cibercultura

    Neliffer Horny Salvatierra
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230182
  • A Folksonomia do YouTube

    Lúcio Siqueira Amaral Filho
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230183
  • A Tragédia do Voo 447 da Air France na Revista Época: uma leitura semiológica

    Roberto Ramos
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230184