Rádio Comunitária como Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento Local

Washington Gurgel

Resumo


O objetivo deste estudo é analisar o rádio comunitário como estratégia de comunicação para o Desenvolvimento Local em comunidades cuja pesca é a principal atividade econômica, a exemplo da Ilha de Deus, Recife, Pernambuco. A análise parte da recepção da Rádio Comunitária Boca da Ilha pelos moradores no intuito de compreender as apropriações que pescadores e pescadoras fazem da emissora local e o sentido que essa população dá às mensagens no seu cotidiano.

Palavras-chave


rádio comunitária; ilha de deus; desenvolvimento local

Texto completo:

PDF

Referências


BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2002.

CALLOU, Angelo Brás Fernandes; TAUK SANTOS, Maria Salett. Extensão Pesqueira e gestão no desenvolvimento local. In: PRORENDA RURAL. Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Recife: Bagaço, 2003.

FRANCO, Augusto de. Porque precisamos de desenvolvimento local integrado e sustentável. Brasília, DF: Instituto de Política, 2000.

GURGEL, Washington. A Ilha em Redes: da produção cultural à Rádio Comunitária Boca da Ilha. In: Encontro das Escolas de Comunicação Pernambuco / Nordeste, EPEC, 6. Out. 2007.

GURGEL, Washington; TAUK SANTOS, Maria Salett; CALLOU, A. B. F.; COUTO, Viviane. GALDINO, Christiane; PERES, Calheiros; Redes informais de comunicação e produção cultural na pesca artesanal. In: Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 9. Ciudad del México, México, out. 9 al 11, 2008.

IBGE. Disponível em: , Acesso em: 18 out. 2007.

JARA, Carlos. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Recife: IICA, 1998.

LUZ, Dioclécio. A arte de pensar e fazer rádios comunitárias. Brasília: [s.n.], 2007.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.

PERUZZO, Cicília M. Krohling. Participação nas rádios comunitárias no Brasil. O artigo é uma versão ampliada do paper apresentado no GT Cultura e comunicação Popular, XXI Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação, Recife-PE, 9 a 14 de setembro de 1998.

SOUZA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil