Rádio Comunitária como Estratégia de Comunicação para o Desenvolvimento Local
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230180Palavras-chave:
rádio comunitária, ilha de deus, desenvolvimento localResumo
O objetivo deste estudo é analisar o rádio comunitário como estratégia de comunicação para o Desenvolvimento Local em comunidades cuja pesca é a principal atividade econômica, a exemplo da Ilha de Deus, Recife, Pernambuco. A análise parte da recepção da Rádio Comunitária Boca da Ilha pelos moradores no intuito de compreender as apropriações que pescadores e pescadoras fazem da emissora local e o sentido que essa população dá às mensagens no seu cotidiano.Referências
BUARQUE, Sérgio C. Construindo o desenvolvimento local sustentável: metodologia de planejamento. Rio de Janeiro: Garamond Universitária, 2002.
CALLOU, Angelo Brás Fernandes; TAUK SANTOS, Maria Salett. Extensão Pesqueira e gestão no desenvolvimento local. In: PRORENDA RURAL. Extensão Pesqueira: desafios contemporâneos. Recife: Bagaço, 2003.
FRANCO, Augusto de. Porque precisamos de desenvolvimento local integrado e sustentável. Brasília, DF: Instituto de Política, 2000.
GURGEL, Washington. A Ilha em Redes: da produção cultural à Rádio Comunitária Boca da Ilha. In: Encontro das Escolas de Comunicação Pernambuco / Nordeste, EPEC, 6. Out. 2007.
GURGEL, Washington; TAUK SANTOS, Maria Salett; CALLOU, A. B. F.; COUTO, Viviane. GALDINO, Christiane; PERES, Calheiros; Redes informais de comunicação e produção cultural na pesca artesanal. In: Congreso Latinoamericano de Investigadores de la Comunicación, 9. Ciudad del México, México, out. 9 al 11, 2008.
IBGE. Disponível em: , Acesso em: 18 out. 2007.
JARA, Carlos. A sustentabilidade do desenvolvimento local. Recife: IICA, 1998.
LUZ, Dioclécio. A arte de pensar e fazer rádios comunitárias. Brasília: [s.n.], 2007.
ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1999.
PERUZZO, Cicília M. Krohling. Participação nas rádios comunitárias no Brasil. O artigo é uma versão ampliada do paper apresentado no GT Cultura e comunicação Popular, XXI Congresso Brasileiro de Ciências da comunicação, Recife-PE, 9 a 14 de setembro de 1998.
SOUZA, Mauro Wilton de (Org.). Sujeito, o lado oculto do receptor. São Paulo: Brasiliense, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.