A Tragédia do Voo 447 da Air France na Revista Época: uma leitura semiológica

Autores

  • Roberto Ramos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230184

Palavras-chave:

tragédia, fait divers, semiologia

Resumo

A queda do Airbus A330, da Air France, voo 447, Rio de Janeiro-Paris, com 228 passageiros, foi impactante. Reavivou o sentido de Tragédia no cotidiano. A Revista Época fez uma ampla cobertura sobre o fato. A sua representação, através dos discursos verbal e não-verbal, será o objeto de estudo do presente ensaio. Disponibilizaremos a Semiologia, de Roland Barthes, para interpretá-la, como informação midiática.

Biografia do Autor

Roberto Ramos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É Professor de Doutor da PUCRS. Atua na Famecos, na Graduação e na Pós-Graduação. Possui as seguintes publicações: Futebol: Ideologia do Poder, Grã-finos na Globo, Manipulação & Controle da Opinião Pública, A Máquina Capitalista, A Ideologia da Escolinha do Professor Raimundo e o Âncora e o Neoliberalismo: A Privatização do Sentido.

Referências

ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue- Um Estudo do Sensasionalismo na Imprensa. São Paulo: Summus, 1994.

BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.

BARTHES, Roland. Aula. 9.a ed.. São Paulo: Cultrix, 1997.

BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade do Consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.

LACAN, Jacques apud HARARI, Roberto. Uma Introdução aos Quatro Conceitos Fundamentais de Lacan. Campinas: Papirus, 1990.

LATTMAN-WELTMAN, Fernando apud HOHLFELDT, Antonio e BUCKUP, Carolina. Última Hora- Populismo Nacionalista nas páginas de um Jornal. Porto Alegre: Sulina, 2002.

MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum – Compêndio de Sociologia Compreensiva. São Paulo: Brasiliense, 1988.

MORIN, Edgar. Cultura de Massa no século XX – O espírito do tempo – volume 1, Neurose. Rio de Janeiro: Foresne-Universitária, 1984.

WALKER, David H. Outrage and Insight – Modern French Writters and the Fait Divers. Oxford/ Washington: Berg Publishers, 1995.

NOGUEIRA, Paulo. A cidade alegre ficou triste. Paris foi engolfada pela dor – e pelas interrogações. Revista Época, São Paulo, nº 577, 8 de junho de 2009.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Edição

Seção

Artigos Livres