A Tragédia do Voo 447 da Air France na Revista Época: uma leitura semiológica
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230184Palavras-chave:
tragédia, fait divers, semiologiaResumo
A queda do Airbus A330, da Air France, voo 447, Rio de Janeiro-Paris, com 228 passageiros, foi impactante. Reavivou o sentido de Tragédia no cotidiano. A Revista Época fez uma ampla cobertura sobre o fato. A sua representação, através dos discursos verbal e não-verbal, será o objeto de estudo do presente ensaio. Disponibilizaremos a Semiologia, de Roland Barthes, para interpretá-la, como informação midiática.Referências
ANGRIMANI, Danilo. Espreme que sai sangue- Um Estudo do Sensasionalismo na Imprensa. São Paulo: Summus, 1994.
BARTHES, Roland. Ensaios Críticos. Lisboa: Edições 70, 1971.
BARTHES, Roland. Aula. 9.a ed.. São Paulo: Cultrix, 1997.
BAUDRILLARD, Jean. A Sociedade do Consumo. Rio de Janeiro: Elfos, 1995.
LACAN, Jacques apud HARARI, Roberto. Uma Introdução aos Quatro Conceitos Fundamentais de Lacan. Campinas: Papirus, 1990.
LATTMAN-WELTMAN, Fernando apud HOHLFELDT, Antonio e BUCKUP, Carolina. Última Hora- Populismo Nacionalista nas páginas de um Jornal. Porto Alegre: Sulina, 2002.
MAFFESOLI, Michel. O Conhecimento Comum – Compêndio de Sociologia Compreensiva. São Paulo: Brasiliense, 1988.
MORIN, Edgar. Cultura de Massa no século XX – O espírito do tempo – volume 1, Neurose. Rio de Janeiro: Foresne-Universitária, 1984.
WALKER, David H. Outrage and Insight – Modern French Writters and the Fait Divers. Oxford/ Washington: Berg Publishers, 1995.
NOGUEIRA, Paulo. A cidade alegre ficou triste. Paris foi engolfada pela dor – e pelas interrogações. Revista Época, São Paulo, nº 577, 8 de junho de 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.