O futuro do Presente: os desafios da Infografia jornalística
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230170Palavras-chave:
infografia, teoria do jornalismo, ensinamento do jornalismoResumo
Embora o primeiro infográfico jornalístico contemporâneo date de 1806, ainda há muitas lacunas quando se discute conceitualmente a infografia. Se, por um lado, muitos autores apostam neste subgênero como o futuro da narrativa jornalística – seja no jornalismo impresso, seja no ciberjornalismo – convivemos com uma realidade que passa, na maioria das vezes, ao largo desta perspectiva otimista, entre outros fatores, porque ainda há uma formação deficiente e pouca clareza conceitual sobre como, quando e por que usar a infografia. Este trabalho pretende, à luz de alguns pressupostos conceituais, pesquisas de campo realizadas desde 2004 adotando como metodologia o estudo de caso e entrevistas com profissionais, contribuir para o debate sobre o presente e o futuro da infografia jornalística.Referências
ALSINA, Rodrigo. La construcción de la noticia – nueva edición revisada y ampliada. Barcelona:Paidós, 2005.
CAIRO, Alberto. Infografia 2.0 – visualización interactiva de información en prensa. Madrid: Alamut, 2008.
DE PABLOS, José Manuel. Infoperiodismo. El Periodista como Creador de Infografia. Madrid, Editorial Síntesis, 1999.
DE PABLOS, José Manuel. Siempre há habido infografia. Revista Latina de Comunicación (5), maio de 1998.
DEUZE, Mark. What is Multimedia Journalism?. In: Journalism Studies, vol. 5, n°. 2, pp. 139-52, 2004.
DUENES, Steve. “What a graphic is and is not”. In: PEREZ, Álvaro e GIL, Ana (eds.). 14 Premios Internacionales de Infografía Malofiej, Pamplona: SNDE/Universidad de Navarra, 2007, pp. 22-31.
ERREA, Javier. “Por qué la infografia salvará a los diarios”. In: PEREZ, Álvaro e GIL, Ana (eds.). 15 Premios Internacionales de Infografía Malofiej, Pamplona: SND-E/Universidad de Navarra, 2008, pp. 56-71.
FERNÁNDEZ-LADREDA, Rafael Cores. Infográficos multimedia: el mejor ejemplo de noticias hipertextuales. In: Mediaccionline. Mayo de 2004. Disponível em: http://www.mediaccion.com/mediaccionline/temas/periodigital/ob ect.php?o=162. Acessado em 30.07.07.
GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide. Porto Alegre: Tchê!, 1987. Disponível em: www.adelmo.com.br. Acesso: 15/08/2007.
GINER, Juan Antonio. “Manifesto: usted no es um artista infográfico sino un periodista visual”. In: ERREA, Javier e GIL, Álvaro. 16 Premios internacionales de infografía Malofiej. Pamplona: SND-E/Index Book, 2009, pp. 6-11.
GRIMWADE, John. “Entrevista a Juan Velasco”. In: ERREA, Javier e GIL, Álvaro. 16 Premios internacionales de infografía Malofiej. Pamplona: SND E/Index Book, 2009, pp. 12-31.
HIDALGO, Antonio López. Géneros periodísticos complementários. Sevilha: Comunicación Social Ediciones y Publicaciones, 2002.
LECTURIA, Elio. ¿Qué es infografia?. Revista Latina de Comunicación Social (4), abril de 1998.
MANINI, Elaine. O uso da infografia na revista Saúde!. Anais do VII Congresso de Ciências da Comunicação da Região Sul – Intercom Sul, Passo Fundo, 2007. Disponível em: www.nupejoc.cce.ufsc.br. Acessado: 15/08/2007.
MORAES, Ary. Infografia – o design da notícia. (dissertação de mestrado). Rio de Janeiro: PUC, 1998.
MOTTA, Luiz Gonzaga. Enquadramentos lúdico-dramáticos no jornalismo:mapas culturais para organizar conflitos políticos. In: Revista Intexto. Porto Alegre:UFRGS, v.2, n.17, p. 1-25, julho/dezembro de 2007.
PALACIOS, Marcos. Ruptura, continuidade e potencialização no jornalismo on-line: o lugar da memória. In: MACHADO, Elias e PALACIOS, Marcos. Modelos de Jornalismo Digital. Salvador, Calandra, 2003, pp. 13-36.
PARRAT, Sonia. Géneros periodísticos em prensa. Quito: Intiyan – Edições Ciespal, 2008.
PELTZER, Gonzalo. Jornalismo Iconográfico. Lisboa: Planeta, 1991.
RAJAMANICKAM, Venkatesh. Infographics Seminar Handout. Seminars on Infographic Design, National Institute of Design, Ahmedabad, and the Industrial Design Centre, Indian Institute of Technology, Bombay, 2005. Disponível em: http://www.albertocairo.com/infografia/noticias/2005/venkatesh.h ml. Acessado em: 23.07.08.
RIBAS, Beatriz. A narrativa webjornalística – um estudo sobre modelos de composição no ciberespaço. Dissertação (Mestrado em Comunicação). Universidade Federal da Bahia. Salvador, 2005.
RIBAS, Beatriz. Infografia Multimídia: Um modelo narrativo para o webjornalismo. Anais do V Congreso Iberoamericano de Periodismo en Internet, FACOM/UFBA, novembro de 2004.
RIBEIRO, Susana Almeida. Infografia de imprensa. Coimbra: Minerva, 2008.
RINALDI, Mayara. Um entusiasta a favor da informação – entrevista com José Manuel de Pablos. Disponível em: www.nupejoc.cce.ufsc.br . Acessado em: 12 de maio de 2008.
SALAVERRÍA, Ramón e CORES, Rafael. Géneros periodísticos en los cibermedios hispanos. In: SALAVERRIA, Ramon (coord.). Cibermedios – el impacto de internet en los medios de comunicación en España. Sevilla: Comunicación Social, 2005.
SANCHO, José Luis Valero. El relato en la infografía digital. In: ALIAGA, Ramón Salaverría; DÍAZ NOCI, Javier. Manual de Reddación Ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003.
SANCHO, José Luis Valero. La Infografia: Técnicas, Análisis y Usos Periodísticos. Barcelona: Universitat Autònoma de Barcelona, 2001.
STOVALL, James Glen. Infographics: a journalist`s guide. Massachusetts: Allyn and Bacon, 1997.
TEIXEIRA, Tattiana. “A presença da infografia no jornalismo brasileiro . proposta de tipologia e classificação como gênero jornalístico a partir de um estudo de caso”. In: Revista Fronteiras, IX(2): 111-120, mai/ago 2007. Disponível em: http://www.unisinos.br/arte/files/111a120_art04_teixeira.pdf . Acessado em: 22 de novembro de 2007.
TEIXEIRA, Tattiana. A infografia no jornalismo digital: conceitos e metodologias de pesquisa. In: PALACIOS, Marcos e DIAZ NOCI, Javier. Metodologias de Pesquisa em Jornalismo Digital. Salvador: Edufsc, 2008.
TEIXEIRA, Tattiana. Que beleza ! O infográfico e o jornalismo informativo. In: FELIPPI, Ângela; PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio de Azeredo. (orgs) Edição de imagens em jornalismo. Santa Cruz do Sul: Edunis, 2008.
TEIXEIRA, Tattiana e RINALDI, Mayara. Promessas para o futuro: as características do infográfico no ciberjornalismo a partir de um estudo exploratório. Trabalho apresentado no 6º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, UMESP/São Bernardo do Campo, novembro de 2008.
VALERO SANCHO, José Luis. La infografía: técnicas, análisis y usos periodísticos. Bellaterra: UAB, 2001.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.