Reflexões Teóricas sobre a Prática Jornalística: três conceitos
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230171Palavras-chave:
teorias do jornalismo, realidade, noticiabilidade, objetividadeResumo
Este trabalho apresenta de forma sucinta algumas reflexões iniciais sobre as “teorias do jornalismo”, a partir da definição de três conceitos: (1) “realidade como uma construção social”; (2) “valor-notícia” ou “noticiabilidade”; e (3) “objetividade” como método jornalístico. Esses conceitos foram aplicados como reflexão teórica em pesquisa de mestrado sobre a prática profissional nas coberturas sobre exclusão social de crianças e adolescentes. Aqui, são apresentados, de forma sucinta, como úteis às reflexões que se debruçam sobre as práticas jornalísticas em geral.Referências
BARBOSA, Marialva. História cultural da imprensa: Brasil, 1900 2000. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.
BERGER, Peter; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 27.ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia da Letras, 2000.
LIPPMANN, Walter. Opinião pública. Petrópolis: Vozes, 2008.
MEYER, Philip. A ética no jornalismo: um guia para estudantes, profissionais e leitores. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1989.
PENA, Felipe. Teoria do jornalismo. São Paulo: Contexto, 2007.
SCHUDSON, Michael. Discovering the news: a social history of American newspapers. Nova York: Basic Books, 1978.
TRAQUINA, Nelson. O estudo do jornalismo no século XX. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. Florianópolis: Insular, 2005a.
TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: a tribo jornalística, uma comunidade interpretativa transnacional. Florianópolis: Insular, 2005b.
WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.