Do Cyberpunk ao Universo Pop: a moda dos anos 1980 no universo da cibercultura
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230182Palavras-chave:
moda, cibercultura, tazResumo
O presente trabalho tem como objetivo apresentar um estudo da moda dos anos 1980, mostrando que seu conceito geral, influenciado pela cibercultura, vai do Cyberpunk ao universo pop Japonês, apresentando influencia na criação da identidade de cada individuo. Chega-se, enfim, a, cibermoda, ou seja, a interferência da tecnologia no universo da moda, cuja origem se dá a partir de diversas manifestações sócio-culturais dos anos 1970.Referências
AMARAL Adriana. Visões Perigosas: uma arque-genealogia do cyberpunk – comunicação e cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2006.
CANEVACCI, Massimo. Culturas Extremas. Mutações juvenis nos corpos das metrópoles. Ed. Laparina, 2005.
CASTILHO, Káthia; PRECIOSA, Rosane. A criação e o Design de Moda: apontamentos. Design, Arte eTecnologia; espaço de trocas /SP/ Universidade Anhembi Morumbi, PUC-Rio & Rosari, 2005.
FERREIRA, Aletéia. Cibermoda e suas influências na cibercultura, a moda punk ao estilo matrix. Centro de estudos e pesquisa em Cibercultura. 2007.
JONES Sue Jenkyn. Fashion Design: manual do estilista. Tradução Iara Biderman. São Paulo: Cosac Naify, 2005.
LUYTEN Sonia M. Bibe. Cultura pop Japonesa. São Paulo: Hedra, 2005.
MARTINS Menezes Francisco, da SILVA,Machado Juremir. A Genealogia do Virtual: comunicação, cultura e tecnologias do imaginário. Porto Alegre: Sulina, 2004. p. 43-60.
OLIVEIRA Sandra Ramalho e. Moda também é texto. São Paulo: Ed. Rosari, 2007.
PRECIOSA, Rosane, HAGEDOR, Adriane, Notas sobre o Design de Moda e suas práticas experimentais. P&D Design, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.