As Pesquisas sobre Cinema nos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil

Autores

  • José Bruno Araújo Lima Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230177

Palavras-chave:

arte e ciência, estudos de cinema, objetos de comunicação

Resumo

O artigo apresenta um panorama da recente pesquisa em cinema no campo da Comunicação. A análise é feita a partir de um estudo quantitativo utilizando a análise de conteúdo e posteriormente uma análise qualitativa dos resumos de teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil entre os anos de 2004 e 2008. O texto apresenta uma discussão sobre a questão do cinema como arte e ciência, o percurso da pesquisa e dos cursos de cinema no Brasil e posteriormente uma discussão sobre a o cinema como objeto da Comunicação.

Biografia do Autor

José Bruno Araújo Lima, Universidade Federal do Ceará

Mestrando em Comunicação do Instituo de Cultura e Arte (ICA-UFC), bolsista CAPES e orientando da professora Dra Meize Regina de Lucena Lucas.

Referências

BORDWELL. David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa. (Org.) Teoria contemporânea do cinema – Vol. 1. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

DUBOIS, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. IN: Cinema, vídeo, Godard. Tradução por Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 31-67

FREIRE, M. Pesquisa em multimeios: sons e imagens na encruzilhada das artes e das ciências. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 101-116.

GUNNING, Tom. Cinema e história. In: Xavier, I. (org.) O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996, pp. 21-44.

GUNNING, Tom. Fantasmagorie et fabrication de l’illusion: Pour une culture optique du dispositif cinématographique. Cinémas, v.14, n.1, automne, 2003. Disponível em: <http://www.erudit.org/revue/cine/2003/v14/n1/008958ar.html>. Acesso em: set. 2007.

ISSLER, Bernardo. Objetos de pesquisa e campo comunicacional. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 36-51.

MASCARELLO, Fernando . Mapeando o inexistente: os estudos de recepção cinematográfica, por que não interessam à Universidade brasileira?. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2005.

PERUZZO, Cicília. Em busca dos objetos de pesquisa em comunicação no Brasil. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 52-72.

SANTAELLA,Lucia - Porque as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Editora Paulus, 2005.

VANZ, Samile Andréa de Souza ; BRAMBILLA, S. D. S. ; FEIX, Ananda ; STUMPF, Ida Regina Chitto. Mapeamento das Teses e Dissertações em Comunicação no Brasil (1992-2002): tendências temáticas. Revista FAMECOS, v. 33, p. 53-60, 2007.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Edição

Seção

Artigos Livres