As Pesquisas sobre Cinema nos Cursos de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil

José Bruno Araújo Lima

Resumo


O artigo apresenta um panorama da recente pesquisa em cinema no campo da Comunicação. A análise é feita a partir de um estudo quantitativo utilizando a análise de conteúdo e posteriormente uma análise qualitativa dos resumos de teses produzidas nos programas de Pós-Graduação em Comunicação do Brasil entre os anos de 2004 e 2008. O texto apresenta uma discussão sobre a questão do cinema como arte e ciência, o percurso da pesquisa e dos cursos de cinema no Brasil e posteriormente uma discussão sobre a o cinema como objeto da Comunicação.

Palavras-chave


arte e ciência; estudos de cinema; objetos de comunicação

Texto completo:

PDF

Referências


BORDWELL. David. Estudos de cinema hoje e as vicissitudes da grande teoria. In: RAMOS, Fernão Pessoa. (Org.) Teoria contemporânea do cinema – Vol. 1. São Paulo: Editora SENAC, 2005.

DUBOIS, Philippe. Máquinas de imagens: uma questão de linha geral. IN: Cinema, vídeo, Godard. Tradução por Mateus Araújo Silva. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 31-67

FREIRE, M. Pesquisa em multimeios: sons e imagens na encruzilhada das artes e das ciências. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 101-116.

GUNNING, Tom. Cinema e história. In: Xavier, I. (org.) O cinema no século. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1996, pp. 21-44.

GUNNING, Tom. Fantasmagorie et fabrication de l’illusion: Pour une culture optique du dispositif cinématographique. Cinémas, v.14, n.1, automne, 2003. Disponível em: . Acesso em: set. 2007.

ISSLER, Bernardo. Objetos de pesquisa e campo comunicacional. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 36-51.

MASCARELLO, Fernando . Mapeando o inexistente: os estudos de recepção cinematográfica, por que não interessam à Universidade brasileira?. UNIrevista, São Leopoldo, v. 1, n. 3, p. 1-12, 2005.

PERUZZO, Cicília. Em busca dos objetos de pesquisa em comunicação no Brasil. In: Maria Helene Weber; Ione Bentz; Antonio Hohlfeldt. (Org.). Tensões e objetos da pesquisa em comunicações. Porto Alegre: Editora Meridional Ltda., 2002, v. 1, p. 52-72.

SANTAELLA,Lucia - Porque as comunicações e as artes estão convergindo? São Paulo: Editora Paulus, 2005.

VANZ, Samile Andréa de Souza ; BRAMBILLA, S. D. S. ; FEIX, Ananda ; STUMPF, Ida Regina Chitto. Mapeamento das Teses e Dissertações em Comunicação no Brasil (1992-2002): tendências temáticas. Revista FAMECOS, v. 33, p. 53-60, 2007.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil