O Corpo-Pleno da Imagem: fotografia, analogia e desejo

Paulo Carvalho

Resumo


Trata-se, pois, de procurar a imagem não-representativa, de construir a anti-sintaxe não-documental da fotografia, de fazer da imagem um corpo sem órgãos capaz de devires ilimitados. Há muito, a pintura esconjurou a representação de suas telas. Foucault bem definiu a tensão da pintura clássica: uma tela pré-moderna desenvolve-se a partir da equivalência entre a semelhança e a afirmação. Pergunto: até que ponto a fotografia será necessariamente tensionada e reduzida pela necessidade de afirmar algo por delegação, pela força da obviedade da analogia que carrega, até que ponto funcionará como um “mau romance”?

Palavras-chave


fotografia; teoria da imagem; devir

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. Vols. 1, 2, 3 e 4.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FLORES, Laura González. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Jnaiero: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. 4ª ed.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil