O Corpo-Pleno da Imagem: fotografia, analogia e desejo

Auteurs

  • Paulo Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230175

Mots-clés :

fotografia, teoria da imagem, devir

Résumé

Trata-se, pois, de procurar a imagem não-representativa, de construir a anti-sintaxe não-documental da fotografia, de fazer da imagem um corpo sem órgãos capaz de devires ilimitados. Há muito, a pintura esconjurou a representação de suas telas. Foucault bem definiu a tensão da pintura clássica: uma tela pré-moderna desenvolve-se a partir da equivalência entre a semelhança e a afirmação. Pergunto: até que ponto a fotografia será necessariamente tensionada e reduzida pela necessidade de afirmar algo por delegação, pela força da obviedade da analogia que carrega, até que ponto funcionará como um “mau romance”?

Biographie de l'auteur

Paulo Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.

Références

AUMONT, J. A Imagem. Campinas: Papirus, 1995.

BARTHES, Roland. A câmara clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

DELEUZE, G. Crítica e Clínica. São Paulo: Ed. 34, 1997.

DELEUZE, G. Francis Bacon: Lógica da Sensação. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil Platôs. Capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995. Vols. 1, 2, 3 e 4.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia?. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FLORES, Laura González. Fotografía y pintura: dos medios diferentes? Barcelona: Gustavo Gili, 2005.

FLUSSER, Vilém. Filosofia da Caixa Preta – Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. Rio de Jnaiero: Relume Dumará, 2002.

GOMBRICH, E.H. Arte e ilusão – um estudo da psicologia da representação pictórica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007. 4ª ed.

Téléchargements

Publiée

2009-12-10

Numéro

Rubrique

Artigos Livres