O Corpo-Pleno da Imagem: fotografia, analogia e desejo

Authors

  • Paulo Carvalho Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230175

Keywords:

fotografia, teoria da imagem, devir

Abstract

Trata-se, pois, de procurar a imagem não-representativa, de construir a anti-sintaxe não-documental da fotografia, de fazer da imagem um corpo sem órgãos capaz de devires ilimitados. Há muito, a pintura esconjurou a representação de suas telas. Foucault bem definiu a tensão da pintura clássica: uma tela pré-moderna desenvolve-se a partir da equivalência entre a semelhança e a afirmação. Pergunto: até que ponto a fotografia será necessariamente tensionada e reduzida pela necessidade de afirmar algo por delegação, pela força da obviedade da analogia que carrega, até que ponto funcionará como um “mau romance”?

Author Biography

Paulo Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Published

2009-12-10

Issue

Section

Artigos Livres