A Folksonomia do YouTube
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230183Palavras-chave:
folksonomia, youtube, web 2.0, iPod, vídeoResumo
Uma das características marcantes da internet é a enorme quantidade de informações presentes na rede. Isso porque a web 2.0 exponencializa a possibilidade dos usuários construírem seus próprios conteúdos, publicando e compartilhando-os com os outros usuários da rede. Com o aumento do número de informações cresce a dificudade de encontrá-las, sendo necessário uma organização dessas informações. Surgem, assim, as tags (etiquetas), palavras associadas a conteúdos na rede para facilitar sua futura recuperação. A partir disso, este trabalho pretende delinear algumas concepções teóricas a respeito da folksonomia (etiquetação) de vídeos no YouTube, onde usuários utilizam palavras-chave para que seus vídeos sejam facilmente encontrados em futuras buscas. Para tanto, foi feita uma pesquisa no site pelas expressões “ipod ad” e “ipod commercial”, com o intuito de saber quais os critérios de etiquetação dos vídeos mais visulizados dos resultados.Referências
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