O Arquivo Fotográfico e o Indivíduo Moderno

Camila Araújo, Silas de Paula

Resumo


Já pensou em se ver pelos olhos de outra pessoa que você um dia virá a ser? Ter a oportunidade de voltar em algum momento, em algum instante da sua vida, mesmo por alguns segundos? Poder viajar a lugares distantes sem sair do lugar? Conhecer pessoas diferentes, de outros tempos, e observar coisas jamais imaginadas? As imagens fotográficas possibilitaram narrativas visuais com a contemplação de histórias cotidianas, o conhecimento de lugares distantes e pessoas de tempos e lugares remotos. Mas, é realmente difícil para os indivíduos do século XXI imaginar o impacto e o encanto das primeiras pessoas que se depararam com seus rostos fixados nas imagens.

Palavras-chave


fotografia; narrativas visuais; arquivo

Texto completo:

PDF

Referências


BARTHES, Roland. A câmera clara. Lisboa: Edições 70, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Liquid Arts. Theory, Culture & Society. Vol. 24(1):117-126. DOI: 10.1177/0263276407071579. Sage, London, Thousand Oks and New Delhi, 2007.

BERGSON, Henry. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BUENO, Taíssa. Álbum de Família: A Criação de uma Crônica Particular. Campo Grande, UFMS, 2007. Dissertação (Mestrado em Letras- Estudos Lingüísticos). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Estudos Linguisticos XXXVI(3), setembro-dezembro, p.348/356, 2007.

CAUDURO, F.V. & RAHDE, M.B.F. Algumas Características das Imagens Contemporâneas. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2005.

COSTA, Heloise e RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro, Funart – IPHAN, UFRJ, 1995.

CRARY, Jonathan. Thechniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge, Mass., 1990.

DIJCK, José Van. Digital photography: communication, identity, memory. University od Amsterdam , The Neverlands, 2008.

EDWARDS, Elizabeth, HART, Janice. Photographs, objects, histories: On the materiality of images. London: Routledge. 2005

FABRIS, Annateresa. Discutindo a Imagem Fotográfica. In: Fotografia Contemporânea Comunicação, LtdaMe, 2007. disponível em: HTTP://www.fotografiacontemporanea.com.br/00 55 11 2275 0506

HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Pub, 2003.

JAY, Martin. Scopic regimes of modernity. In: Foster. H.(ed) Visionant Visuality, Bay Press Seattle, 1998.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3 ed. Cotia - SP: Ateliê Editorial, 2002.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3 ed. Cotia - SP: Ateliê Editorial, 2002.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1990.

LISSOVSKY, Maurício. A Máquina de Esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

LISTER, Martin & WELLS, Liz. Seeing Beyond Belief: Culture Studies as an approach to analyzing the visual. In: Hand book of visual Analysis. Londres: Sage, 2006.

LURY, Celia. Prosthetic Culture: Photography, Memory and Identity. London: Routledge. London. 1998

MAFFESOLI, M. A Contemplação do Mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAFFESOLI, M. O Imaginário é uma Realidade. Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, 2001.

MANOVICH, Lev. The Language of New Midia. Massachusetts: MIT Press, 2000.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to Visual Culture. Londres: Routledge, 2004.

MITCHELL, W. J.T. What do the Pictures Want? The lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

PANOFSKY, Erwin La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets, 1973.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981, apud BUENO, 2007.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TEBBE, Jason. Landscape of Remembrnace: Home and Memory in the Nineteenth- Century Bürgertum. Jornal of Family History, vol.33, n°2, Abril 195-215. Sage Publications, 2008.

TIME-LIFE International (Nederland) B.V, 1980.

WELLS, Liz. Photgraphy: A Critical Introduction. Londres: Routledge, 2002.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil