O Arquivo Fotográfico e o Indivíduo Moderno

Autores

  • Camila Araújo Universidade Federal do Ceará
  • Silas de Paula Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i2.230174

Palavras-chave:

fotografia, narrativas visuais, arquivo

Resumo

Já pensou em se ver pelos olhos de outra pessoa que você um dia virá a ser? Ter a oportunidade de voltar em algum momento, em algum instante da sua vida, mesmo por alguns segundos? Poder viajar a lugares distantes sem sair do lugar? Conhecer pessoas diferentes, de outros tempos, e observar coisas jamais imaginadas? As imagens fotográficas possibilitaram narrativas visuais com a contemplação de histórias cotidianas, o conhecimento de lugares distantes e pessoas de tempos e lugares remotos. Mas, é realmente difícil para os indivíduos do século XXI imaginar o impacto e o encanto das primeiras pessoas que se depararam com seus rostos fixados nas imagens.

Biografia do Autor

Camila Araújo, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Comunicação Social, especialista em Assessoria de Comunicação e Teoria da Comunicação e da Imagem. Mestranda em Comunicação na Universidade Federal do Ceará e bolsista Capes/D.S. Atua na linha de pesquisa Fotografia e Audiovisual do programa de Pós-Graduação e participa do Núcleo de Estudos de Cultura Visual.

Silas de Paula, Universidade Federal do Ceará

Doutor pela Universidade de Loughborough, Inglaterra (1996). Professor do Curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. Fotógrafo e membro do programa de pós-graduação em Comunicação atuando na linha de pesquisa em Fotografia e Audiovisual. Coordena o Núcleo de Estudos de Cultura Visual.

Referências

BARTHES, Roland. A câmera clara. Lisboa: Edições 70, 2006.

BAUMAN, Zygmunt. Liquid Arts. Theory, Culture & Society. Vol. 24(1):117-126. DOI: 10.1177/0263276407071579. Sage, London, Thousand Oks and New Delhi, 2007.

BERGSON, Henry. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

BUENO, Taíssa. Álbum de Família: A Criação de uma Crônica Particular. Campo Grande, UFMS, 2007. Dissertação (Mestrado em Letras- Estudos Lingüísticos). Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Estudos Linguisticos XXXVI(3), setembro-dezembro, p.348/356, 2007.

CAUDURO, F.V. & RAHDE, M.B.F. Algumas Características das Imagens Contemporâneas. Revista Fronteiras - Estudos Midiáticos. Rio Grande do Sul: Unisinos, 2005.

COSTA, Heloise e RODRIGUES, Renato. A fotografia moderna no Brasil. Rio de Janeiro, Funart – IPHAN, UFRJ, 1995.

CRARY, Jonathan. Thechniques of the Observer: On Vision and Modernity in the Nineteenth Century. Cambridge, Mass., 1990.

DIJCK, José Van. Digital photography: communication, identity, memory. University od Amsterdam , The Neverlands, 2008.

EDWARDS, Elizabeth, HART, Janice. Photographs, objects, histories: On the materiality of images. London: Routledge. 2005

FABRIS, Annateresa. Discutindo a Imagem Fotográfica. In: Fotografia Contemporânea Comunicação, LtdaMe, 2007. disponível em: HTTP://www.fotografiacontemporanea.com.br/00 55 11 2275 0506

HALL, Stuart. Representation: Cultural Representations and Signifying Practices. London: Sage Pub, 2003.

JAY, Martin. Scopic regimes of modernity. In: Foster. H.(ed) Visionant Visuality, Bay Press Seattle, 1998.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3 ed. Cotia - SP: Ateliê Editorial, 2002.

KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 3 ed. Cotia - SP: Ateliê Editorial, 2002.

KRAUSS, Rosalind. O fotográfico. Tradução: Anne Marie Davée. Barcelona: Editorial Gustavo Gili, 1990.

LISSOVSKY, Maurício. A Máquina de Esperar: origem e estética da fotografia moderna. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

LISTER, Martin & WELLS, Liz. Seeing Beyond Belief: Culture Studies as an approach to analyzing the visual. In: Hand book of visual Analysis. Londres: Sage, 2006.

LURY, Celia. Prosthetic Culture: Photography, Memory and Identity. London: Routledge. London. 1998

MAFFESOLI, M. A Contemplação do Mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.

MAFFESOLI, M. O Imaginário é uma Realidade. Revista Famecos: Mídia, Cultura e Tecnologia, 2001.

MANOVICH, Lev. The Language of New Midia. Massachusetts: MIT Press, 2000.

MIRZOEFF, Nicholas. An introduction to Visual Culture. Londres: Routledge, 2004.

MITCHELL, W. J.T. What do the Pictures Want? The lives and loves of images. Chicago: University of Chicago Press, 2005.

PANOFSKY, Erwin La perspectiva como forma simbólica. Barcelona: Tusquets, 1973.

SONTAG, Susan. Ensaios sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Arbor, 1981, apud BUENO, 2007.

SONTAG, Susan. Sobre a fotografia. Tradução: Rubens Figueiredo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

TEBBE, Jason. Landscape of Remembrnace: Home and Memory in the Nineteenth- Century Bürgertum. Jornal of Family History, vol.33, n°2, Abril 195-215. Sage Publications, 2008.

TIME-LIFE International (Nederland) B.V, 1980.

WELLS, Liz. Photgraphy: A Critical Introduction. Londres: Routledge, 2002.

Downloads

Publicado

2009-12-10

Edição

Seção

Artigos Livres