Do Rumo ao Cocoricó: o universo musical infantil a partir das músicas de Hélio Ziskind

Carolina Fernandes da Silva Mandaji

Resumo


O cenário da música popular brasileira vem sofrendo mudanças ao longo dos anos, incluindo nessa premissa as músicas dirigidas ao público infantil. De intérpretes da MPB a ídolos da TV, a música popular brasileira dirigida às crianças foi conseguindo espaço tanto junto aos selos independentes quanto nas grandes gravadoras. A partir de uma pesquisa mais ampla com programas infantis de televisão percebeuse necessidade de uma abordagem sobre as músicas e clipes musicais desses programas. Sendo assim, esse artigo se propõe a falar sobre a relação mídia, música e criança, com enfoque no produtor e diretor musical do programa Cocoricó, Hélio Ziskind. Entende-se que o acervo de criação de músicas infantis de Ziskind é conseqüência de um ambiente midiático favorável a um objeto cultural, que mesmo sendo massivo (veiculado por um programa de televisão) é diferenciado.

Palavras-chave


objeto cultural; mídia; música; criança

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil