Jornalismo Digital: do boom aos dias atuais. Uma reflexão sobre a necessidade da convergência de meios decorrente da mudança de hábitos de consumo da noticia.

Marcella Rasêra

Resumo


O objetivo deste artigo é refletir sobre os impactos do Jornalismo Digital desde seu inicio, meados da década de 90, até os dias atuais, por meio do resgate conceitual na perspectiva de diferentes autores. Além disso, o artigo analisa as mudanças dos hábitos de consumo da noticia assim como as conseqüências dessas mudanças refletidas nas empresas de comunicação quanto à produção de conteúdo na era digital. Por ultimo, o estudo disserta sobre o conceito de convergência aplicado às diferentes áreas do jornalismo por meio da compilação de vários autores referente ao tema e discute sobre a necessidade de sua incorporação nas redações jornalísticas decorrente da mudança de hábitos de consumo da noticia . A convergência é apresentada como uma forma de jornalismo emergente decorrente do surgimento do jornalismo digital. A escolha do tema deve-se a escassez de trabalhos na área tanto em âmbito nacional como internacional. A idéia norteadora do trabalho é promover o debate de diferentes autores quanto à temática a fim de confrontá-los, sendo utilizada somente a pesquisa bibliográfica para realização do mesmo.

Palavras-chave


consumo; convergência; digital; notícia; jornalismo

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil