Sete Sintomas de Transformação da Fotografia Documental

Susana Dobal

Resumo


As estratégias para associar a fotografia à realidade não mais se apóiam nos pilares que fundamentaram a realismo fotográfico nos séculos XIX e XX. Noções cruciais como o momento decisivo, o ponto de vista fixo, o instantâneo, a suficiência da imagem para representar os fatos vêm sendo questionadas por práticas verificadas tanto nos ensaios documentais quanto no fotojornalismo diário. As experimentações cresceram consideravelmente com a entrada da fotografia documental no território artístico, porém, mesmo no fotojornalismo diário esses pilares da fotografia documental foram abalados. Por meio de exemplos diversos, esse artigo investiga aspectos da transformação da fotografia documental que dizem respeito a questões técnicas e conceituais.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Creative Commons License

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Diretórios e Indexadores: Sumários, LivRe/CNEN, Periódicos UFPE, .periódicos. CAPES (em atualização).

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

© 1996-2017 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil