Sete Sintomas de Transformação da Fotografia Documental

Auteurs

  • Susana Dobal Universidade de Brasília

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v14i1.230628

Résumé

As estratégias para associar a fotografia à realidade não mais se apóiam nos pilares que fundamentaram a realismo fotográfico nos séculos XIX e XX. Noções cruciais como o momento decisivo, o ponto de vista fixo, o instantâneo, a suficiência da imagem para representar os fatos vêm sendo questionadas por práticas verificadas tanto nos ensaios documentais quanto no fotojornalismo diário. As experimentações cresceram consideravelmente com a entrada da fotografia documental no território artístico, porém, mesmo no fotojornalismo diário esses pilares da fotografia documental foram abalados. Por meio de exemplos diversos, esse artigo investiga aspectos da transformação da fotografia documental que dizem respeito a questões técnicas e conceituais.

Biographie de l'auteur

Susana Dobal, Universidade de Brasília

Mestra em Fotografia (New York University/International Center of Photography, 1994), doutora em História da Arte (City University of New York/Graduate Center, 2003) e pós-doutora na Université Paris 8 (2009).

Téléchargements

Publiée

2012-08-31

Comment citer

Dobal, S. (2012). Sete Sintomas de Transformação da Fotografia Documental. Revista Ícone, 14(1). https://doi.org/10.34176/icone.v14i1.230628

Numéro

Rubrique

Dossiê