Experiências Religiosas de Comunidade no Ciberespaço: Reconfigurações do compartilhamento da fé

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v16i1.237560

Palavras-chave:

Religião, Internet, Netnografia, Redes Sociais Digitais, Experiência de Comunidade,

Resumo

As redes sociais digitais, a exemplo do Facebook – plataforma central deste estudo, têm favorecido o surgimento e expansão de outras formas de relações sociais. Este artigo visa colaborar com os estudos que abordam as relações estabelecidas entre mídia e religião, a partir da observação da interação do padre Reginaldo Manzotti, líder religioso católico, e seus fiéis-fãs na página do sacerdote no Facebook. A metodologia de análise se ancora nos postulados da netnografia (Kozinets), com ela buscamos, além da operação do corpus, uma aproximação com os conceitos de Ciber-religião (Miklos), Ciber-fiel (Freire e Bronsztein), bem como das reflexões de Fechine sobre as transmissões diretas, construindo a partir deste locus os elementos que veem a caracterizar a experiência religiosa de comunidade no ciberespaço.

Biografia do Autor

Hudson Ramos Santos das Chagas, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM) da Universidade Federal de Pernamuco. Graduado em Comunicação Social, com ênfase em Rádio, TV e Internet na mesma universidade; Experiência em Assessoria de Comunicação; Organizador da 3ª Semana de Rádio, TV e Internet da UFPE; Ex-Vice-Presidente do Diretório Acadêmico da mesma graduação; Áudio-descritor e Roteirista em formação; Desenvolveu pesquisa de iniciação científica sobre Mapas Narrativos em séries ficcionais televisivas; Representou os discentes de graduação e pós-graduação no Conselho Departamental do Centro de Artes e Comunicação da UFPE.

 

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Publicado

2018-10-15

Edição

Seção

Dossiê