v. 16, n. 1 (2018)

DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i1

Tratadas durante muito tempo nos estudos de comunicação social como novidade, a internet e as mídias digitais, denominadas por muitos autores como novas mídias (MANOVICH, 2000) fazem parte há mais de duas décadas da vida cotidiana dos indivíduos nascidos nos grandes centros urbanos ocidentais. Efetivamente, o século XXI será dos nativos digitais e dificilmente as ciências sociais tratarão de fenômenos que não sejam de alguma forma permeados pela internet e por mídias digitais. Termos como “internet das coisas”, “pervasividade” e “realidade aumentada” que antes pareciam saídos de livros de ficção científica passam a fazer parte do cotidiano dos sujeitos, mesmo que eles ainda não estejam completamente conscientes de tais termos, dos fenômenos e interações relacionados a eles e de suas implicações, não só sociais, mas psíquicas, físicas, econômicas e ambientais.

O programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da Universidade Federal de Pernambuco, ao qual a revista Ícone está vinculada, praticamente nasce sob a égide destas discussões. De 1998, quando foi criado, para cá, dissertações, teses, disciplinas, seminários, eventos de diversas naturezas e, inclusive, artigos em edições anteriores da Revista Ícone apontam para esta vocação implícita, por assim dizer, do programa de tratar do digital. Vocação esta que é em parte provocada pelo espírito do tempo e em parte consequência da curiosidade e dos esforços de pesquisa de alunos e professores que integram e integraram o programa.

Este dossiê temático convida pesquisadores a tratarem da internet e das mídias digitais de acordo com seus próprios interesses, corpus de análises e arcabouços teórico-metodológicos, propondo reflexões sobre o presente, indicando possibilidades para o futuro e, sempre que possível, indo além da teorização e apontando para práticas relacionadas às redes, ao digital e suas implicações em diferentes aspectos das sociedades.

Sumário

Abertura

Carolina Dantas
PDF

Dossiê

Gabriele Marino, Cecília Almeida Rodrigues Lima
PDF
9-41
Patricia Azambuja, Cecília Perri
PDF
42-57
André Vouga
PDF
58-69
Letícia Alves Lins, Gilvan Ferreira de Araújo
PDF
70-84
Rafael Jose Bona, Rodrigo Paschoal Dalri
PDF
85-99
Cecília Almeida Rodrigues Lima, Gêsa Karla Cavalcanti
PDF
100-119
Hudson Ramos Santos das Chagas, Karla Regina Macena Pereira Patriota
PDF
120-132
Adriana do Amaral Freire
PDF
132-150