Quando a imagem se mostra tempo: close e câmera lenta entre Epstein e Deleuze

Nicholas Andueza

Resumo


Este artigo explora a forma como procedimentos de close up e câmera lenta no filme “A queda da casa de Usher” (1928), de Jean Epstein, se relacionam às noções deleuzianas de movimento aberrante e imagem-tempo. Para realizar essa aproximação conceitual, tomo não só a prática, como também a teoria cinematográfica de Epstein, ambas baseadas em sua ideia de fotogenia. O que ocorre com o tempo e com o movimento no close e na câmera lenta epsteiniana? De que modo a noção de fotogenia de Epstein, ao tentar nomear o inominável da imagem, se relaciona à ideia de imagem-tempo de Deleuze?


Palavras-chave


Jean Epstein; Gilles Deleuze; Close up; Fotogenia; Imagem-tempo

Texto completo:

PDF

Referências


AUMONT, Jacques. Cinégénie, ou la machine à re-monter le temps, in: Jean Epstein: cinéaste, poéte, philosophe. Paris: Éditions de la Cinémathèque française, 1998.

_______________; MARIE, Michel. A análise do filme. Lisboa: Edições Texto & Grafia, 2004.

CHARNEY, Leo. Num instante: o cinema e a filosofia da modernidade. In: _______ e SCHWARTZ, Vanessa R. (orgs.). O cinema e a invenção da vida

moderna. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

CORTADE, Ludovic. The “microscope of time”: slow motion in Jean Epstein’s writings. In: KELLER, Sarah; PAUL, Jason N.. Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdã: Amsterdan University Press, 2012.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: A imagem-tempo. Lisboa: Assírio Alvim, 2006.

DOANE, Mary Ann. The close-up: scale and detail in the cinema. Differences: A journal of feminist cultural studies. Brown University, 2003.

EPSTEIN, Jean. Bonjour cinéma. Paris: Éditions de la Sirene, 1921.

______________. Le cinéma du diable. Chicoutimi, Quebec: Les classique des sciences sociales, 2002. Versão digital produzida a partir de: EPSTEIN, Jean. Le cinéma du diable. Paris: éd. Jacques Merlot, 1947.

______________. Écrits sur le cinéma: tome 1. Paris: Éditions Seghers, 1974.

GUNNING, Tom. Preface. In: KELLER, Sarah; PAUL, Jason N.. Jean Epstein: critical essays and new translations. Amsterdã: Amsterdan University Press, 2012.

POE, Edgar Allan. The black cat. In: KENNEDY, J. Gerard (org.). The Portable Edgar Allan Poe . 1ª. ed. Nova York: Penguin Classics, 2006.

TODOROV, Tzvetan. Introdução à literatura fantástica. Disponível em: . Acessado em: 05/08/2018.

XAVIER, Ismail (org.). A experiência do cinema. Rio de Janeiro: Graal, 1983.




DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238019

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Sem derivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2019 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil