v. 16 n. 2 (2018)

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As imagens e a difícil arte de encontrar formas de entender o que dizem. O século 20 assistiu ao surgimento de diversas epistemologias estruturais que tentaram explicar, descrever, significar as imagens em formas de análise redutoras de sua compreensão. Entretanto, ao longo do mesmo século 20 algumas poucas tentativas epistemológicas também perceberam a capacidade irredutível da imagem, desdobrando sua problemática noutras formas de percepção e compreensão de seus sentidos. A imagem foi pensada em contiguidade com outras, as imagens passaram a apontar sentidos em constelações ou agrupamentos que fazem emergir conteúdos atemporais, como os arquétipos, ou experiências sensíveis enraizadas na história dos diversos contextos em que produziu sentido. Como falar da imagem sem reduzi-la a explicações arbitrárias?

A presente edição da revista Ícone visa conhecer exercícios do Pensamento por Imagens realizados no campo comunicacional brasileiro e internacional. Nosso objetivo com essa chamada é também descobrir autores, campos epistemológicos e conceitos que norteiam o tatear sempre ambíguo da compreensão das imagens.

Publicado: 2018-11-16

Abertura

  • Carta ao Leitor

    Eduardo Duarte
    157
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238954

Dossiê

  • Olhos Livres da História

    Georges Didi-Huberman
    161-172
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238900
  • A crença na imagem e a reorientação da história através de sua representação

    Rodrigo Almeida
    173-190
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238008
  • Atlas Mnemosyne e Saber Visual: atualidade de Aby Warburg diante das imagens, mídias e redes

    Jane Cleide de Sousa Maciel
    191-209
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238041
  • Truth Study Center e as condições para o pensamento a partir de fotografias.

    Marina Feldhues
    210-224
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.237558
  • Notas para um pensamento por imagem: do discurso visual à imagem como queda

    Anelise Angeli De Carli, Ana Taís Martins Portanova Barros
    225-239
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238039
  • Imagens que contam: guerra e memória em Moçambique

    Catarina Amorim de Oliveira Andrade, Márcia Larangeira Jácome
    240-254
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238032

Artigos Livres

  • Máscara, profanação e trabalho indignificante: a fotografia como subjetivação dos engraxates de La Paz

    Caio Santos, Angela Cristina Salgueiro Marques
    255-272
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.237985
  • Efeitos de presença em telas (móveis) urbanas

    Tiago Ricciardi Correa Lopes
    273-284
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238034
  • Imagem e reconhecimento, tragédia e gesto – alguns apontamentos

    Mariana Maciel Nepomuceno
    285-303
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238037
  • Quando a imagem se mostra tempo: close e câmera lenta entre Epstein e Deleuze

    Nicholas Andueza
    304-317
    DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238019