Atlas Mnemosyne e Saber Visual: atualidade de Aby Warburg diante das imagens, mídias e redes

Autores

  • Jane Cleide de Sousa Maciel Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v16i2.238041

Palavras-chave:

Atlas Mnemosyne, Aby Warburg, Saber Visual, Sobrevivência, Fotografia.

Resumo

A compreensão das imagens engendrada por uma observação atenciosa aos detalhes expressivos ao mesmo tempo em que considera sua inscrição dentro das situações socioculturais e de historicidade dos meios é um legado inspirador deixado por Abraham Warburg para a teoria da imagem. Neste artigo, iremos  apresentar de maneira concisa as singularidades de sua ciência da cultura, considerando em particular sua paradigmática e derradeira obra, o Atlas de Imagens Mnemosyne, que será debatido como forma de pensamento e de expressão que possui múltiplas linhas de convergência com as imagens, mídias e redes da atualidade. A partir da teoria de Warburg e também de autores (AGAMBEN, 2012; DIDI-HUBERMAN, 2013a, 2013b; GUINZBURG, 1989; SIEREK, 2009) que comentam e atualizam esse arcabouço analítico, veremos como a “Forma Atlas” pode ser entendida como  instrumento de orientação, de escrita e de leitura das imagens, pertinente aos estudos sobre a cultura visual contemporânea.

Biografia do Autor

Jane Cleide de Sousa Maciel, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão. Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Produção de Imagem (NUPPI).

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Publicado

2018-11-16

Edição

Seção

Dossiê