A presença do idoso na publicidade de medicamentos no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i2.241354Keywords:
Campanha de medicamentos. idosos, BrasilAbstract
A longevidade cresce no Brasil e no mundo. Também cresce o consumo de medicamentos. Por isso, cada vez mais, os idosos são o alvo da publicidade de medicamentos no Brasil. Nas campanhas de publicidade, os idosos geralmente aparecem com a família. Este texto, que faz parte de uma pesquisa mais ampla, tem como objetivo verificar os idosos como consumidores brasileiros atuais e sua presença na campanha de medicamentos no Brasil: Benegrip Multi.
References
Brandão, T (2017). Nicette Bruno e Beth Goulart estrelam campanha de Benegrip Multi. Recuperado en: 08 de setembro, 2017, de http://www.cidademarketing.com.br/2009/n/20625/nicette-bruno-e-beth-goulart-estrelam-campanha-de-benegrip-multi.html.
Bueno, E. (2008). Vendendo Saúde – A história da propaganda de medicamentos no Brasil. Brasília: ANVISA.
Dor de cabeça e gripe não têm idade nem sexo (2014). Recuperado en: 12 de agosto, 2017, de http://www.nielsen.com/br/pt/insights/news/2014/Dor-de-cabeca-e-gripe-nao-tem-idade-nem-sexo.html .
Família Nicette Bruno e Beth Goulart juntas em nova campanha (2016). Recuperado en: 11 de novembro, 2017, de: http://www.portaldapropaganda.com.br/portal/component/content/article/16-capa/46247-familia-nicette-bruno-e-beth-goulart-juntas-em-nova-campanha-de-antigripal.
Farmácias de elite (2017). Recuperado en: 11 de setembro, 2017, de http://www.cff.org.br/noticia.php?id=3879.
Idosos sentem falta de produtos - 67% dos brasileiros acima de 60 anos sentem falta de produtos e serviços específicos (2016). Recuperado en: 22 de agosto, 2017, de http://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2016/11/04/idosos-sentem-falta-de-produtos-voltados-para-a-terceira-idade.html.
Jesus, P. R. C. (2008). Slogans na propaganda de medicamentos. Um estudo transdisciplinar: Comunicação, Saúde e Semiótica. Tese de doutorado, PUC, São Paulo, SP, Brasil.
Jesus, P. R. C (2014). Criação publicitária: conceitos, ideias e campanhas. São Paulo: Mackenzie.
Kedouk, M. (2016). Tarja Preta. São Paulo: Abril.
Lopes, R. (2000). Saúde na Velhice. São Paulo: EDUC.
Motta, T. Lista de medicamentos impróprios para idosos é atualizada nos EUA (2016). Recuperado en: 11 de dezembro, 2017, de http://www.otempo.com.br/interessa/sa%C3%BAde-e-ci%C3%AAncia/lista-de-medicamentos-impr%C3%B3prios-para-idosos-%C3%A9-atualizada-nos-eua-1.1526669.
Nascimento, A. (2005). Isto é regulação? São Paulo: SOBRAVIME.
Número de idosos no Brasil cresceu 50% em uma década, segundo IBGE (2017). Recuperado en: 28 de dezembro, 2017, de https://www.terra.com.br/noticias/dino/numero-de-idosos-no-brasil-cresceu-50-em-uma-decada-segundo-ibge,6427cac70c638ddd25efe9c43fb7d977r5spkpo1.html.
O idoso, a publicidade e o direito do consumidor (2004). Recuperado en: 9 de setembro, 2017, de https://jus.com.br/artigos/4621/o-idoso-a-publicidade-e-o-direito-do-consumidor .
Perspectivas do Mercado Farmacêutico para 2018. (2017). Recuperado en: 5 de janeiro, 2018, de https://www.inovafarma.com.br/blog/perspectivas-do-mercado-farmaceutico-para-2018/.
Pessoa idosa – estatuto do idoso (2011). Recuperado en: 22 de setembro, 2017, de http://www.sdh.gov.br/assuntos/pessoa-idosa/programas/politica-nacional-do-idoso-e-o-estatuto-do-idoso.
OMS divulga Relatório sobre envelhecimento, questiona estereótipos e aponta novos caminhos. Longevidade Adunicamp (2017). Recuperado en: 22 de agosto, 2017, de http://longevidadeadunicamp.org.br/?p=1379 .
Solomon, M. R. (2002). O comportamento do consumidor. Porto Alegre: Bookman.
Zanchi, Marco; Zugno, Paulo L. Sociologia da Saúde. Caxias do Sul: EDUCS, 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2019 Ícone

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.