Os Desafios De Produção De Telejornais Universitários Inclusivos: Os Casos Do Pampa News E Do Empauta TV

Michele Negrini, Roberta Ross

Resumo


Os telejornais universitários são espaços que dão suporte ao ensino e que possibilitam o desenvolvimento de atividades práticas para os estudantes de comunicação. O telejornalismo vem passando por reconfigurações, que buscam atingir uma audiência diversificada e isso não é diferente com os telejornais produzidos no meio acadêmico. Além disso, há a preocupação de considerar as questões inclusivas, que precisam ser fomentadas nas universidades também. Diante disso, a proposta deste artigo é fazer uma reflexão sobre os telejornais universitários, levando em consideração as práticas inclusivas desenvolvidas neste espaço. Tomamos como objeto de discussão e análise o Pampa News, desenvolvido na Unipampa, e o EmPauta TV, da UFPEL, evidenciando os movimentos e adaptações feitos nos dois programas com vistas à inclusão.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.34176/icone.v18i2.241704

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.

Licença Creative Commons

A Revista Ícone está sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial CC BY-NC 4.0.

Classificação de Periódicos 2013-2016, CAPES: B4 (Comunicação e Informação)

ISSN 2175-215X

© 1996-2019 Revista Ícone
Programa de Pós-Graduação em Comunicação, UFPE
Av. da Arquitetura, s/n – Cidade Universitária
CEP 50.740-550 Recife (PE), Brasil