Os Desafios De Produção De Telejornais Universitários Inclusivos: Os Casos Do Pampa News E Do Empauta TV

Autor/innen

  • Michele Negrini Universidade Federal de Pelotas
  • Roberta Ross Unipampa

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v18i2.241704

Abstract

Os telejornais universitários são espaços que dão suporte ao ensino e que possibilitam o desenvolvimento de atividades práticas para os estudantes de comunicação. O telejornalismo vem passando por reconfigurações, que buscam atingir uma audiência diversificada e isso não é diferente com os telejornais produzidos no meio acadêmico. Além disso, há a preocupação de considerar as questões inclusivas, que precisam ser fomentadas nas universidades também. Diante disso, a proposta deste artigo é fazer uma reflexão sobre os telejornais universitários, levando em consideração as práticas inclusivas desenvolvidas neste espaço. Tomamos como objeto de discussão e análise o Pampa News, desenvolvido na Unipampa, e o EmPauta TV, da UFPEL, evidenciando os movimentos e adaptações feitos nos dois programas com vistas à inclusão.

Autor/innen-Biografien

Michele Negrini, Universidade Federal de Pelotas

Jornalista. Doutora em Comunicação pela PUC-RS. Tem pós-doutorado pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), no programa de pós-graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele). E-mail: mmnegrini@yahoo.com.br.

Roberta Ross, Unipampa

Jornalista. Doutora em Comunicação pela UFSM. Professora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) - Campus São Borja. Integrante do núcleo de pesquisadores do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Telejornalismo (GIPTele), do grupo Comunicação Televisual (COMTV) e do grupo Jornalismo em Rede e Convergência.

Veröffentlicht

2020-09-02

Ausgabe

Rubrik

Artigos Livres