Jornalismo de Bolso: formação para produção da notícia a partir de dispositivos móveis

Autor/innen

  • Diego Gouveia Moreira Universidade Federal de Pernambuco
  • Kety Luzia de Amorim Marinho Universidade Católica de Pernambuco
  • Andrea de Lima Trigueiro de Amorim Universidade Católica de Pernambuco
  • Sheila Borges de Oliveira Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.236816

Schlagworte:

Jornalismo de Bolso, Notícia, Smartphones

Abstract

Os smartphones têm alterado as dinâmicas para produção das notícias. Atualmente, repórteres e cidadãos geram conteúdos a partir desses equipamentos. O objetivo deste artigo é apresentar técnicas, metodologias e procedimentos de uso do Jornalismo de Bolso como uma possibilidade para formação de profissionais de Comunicação e cidadãos diante da necessidade de produzir notícia a partir de dispositivos móveis. Para isso, será realizada uma revisão bibliográfica em torno de conceitos importantes para compreensão do fenômeno, bem como apresentação de métodos e técnicas que têm sido aplicados no ensino de práticas do Jornalismo de Bolso. Por fim, propõe um caminho possível na produção do Jornalismo de Bolso.

Autor/innen-Biografien

Diego Gouveia Moreira, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professor do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco

Kety Luzia de Amorim Marinho, Universidade Católica de Pernambuco

Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e em Fotografia pela Universidade Católica de Pernambuco (2011); pós-graduanda em Semiótica da Comunicação pela Estácio de Sá e mestranda em Indústrias Criativas, pela Universidade Católica de Pernambuco. Email: ketymarinho@gmail.com

Andrea de Lima Trigueiro de Amorim, Universidade Católica de Pernambuco

Jornalista e professora-doutora do curso de Jornalismo da Universidade Católica de Pernambuco. E-mail: trigueiroandrea@gmail.com

Sheila Borges de Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Jornalista e professora-doutora do Núcleo de Design e Comunicação do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco. Email: sheilaborges12@gmail.com

Literaturhinweise

ANDERSON, C.; BELL, E., SHIRKY, C. Revista de Jornalismo – ESPM. Jornalismo Pós-industrial: adaptação aos novos tempos. São Paulo, ano 2, nº 5, p. 30-81, abr./mai./jun. 2013. Disponível em: <http://brainstormtche.blogspot.com.br/2013/08/jornalismo-pos-industrial.html>. Acesso em 30 junho 2017.

AMORIM, Jefte. Economia criativa e desenvolvimento local: análise das apropriações do Programa Bombando Cidadania pelos comunicadores da Bomba do Hemetério, Recife - PE. Dissertação de Mestrado. Recife: Posmex/UFRPE, 2015

BORGES, Sheila. O repórter-amador. Recife: Cepe, 2015.

BRASIL. Ministério da Cultura. Plano da Secretaria da Economia Criativa: políticas, diretrizes e ações 2011-2014. Brasília, 2011.

BRIGGS, M. Jornalismo 2.0: como sobreviver e prosperar. Texas: Knight Center for Journalism, 2007.

DELWICHE, Aaron; HENDERSON, Jennifer Jacobs. The participatory cultures handbook. New York/London: Routledge, 2013. p. 3-8.

FECHINE, Yvana; GOUVEIA, Diego; ALMEIDA, Cecilia; COSTA, Marcela; ESTEVÃO, Flávia. Como pensar os conteúdos transmídias na teledramaturgia brasileira? Uma proposta de abordagem a partir das telenovelas da Globo. In: LOPES, Maria Immacolata Vassallo de (org.). Estratégias de Transmidiação na Ficção Televisiva Brasileira. Porto Alegre: Sulina, 2013. p. 19-60.

JENKINS, Henry. A cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

______. Spreadable Media. New York: New Yor University Press, 2013. 349 p.

JOSEPHI, B. Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo – Brazilian Journalism Research. Profissionalismo Jornalístico na Era Digital. Brasília, vol.12, n.3, 2016.

KEEN, A. O culto do Amador: como blogs, MySpace, YouTube e a pirataria digital estão destruindo nossa economia, cultura e valores. Trad. Maria Luiza Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

KOVACH, B.; ROSENSTIEL, T. Os Elementos do Jornalismo: o que os jornalistas devem saber e o público exigir. São Paulo: Geração Editorial, 2003.

LÉVY, Pierre. O ciberespaço como um passo metaevolutivo. FAMECOS, n. 13, dez. 2000.

LINS, Aline Maria Grego; TRIGUEIRO, Andrea. A formação em comunicação e o perfil profissional na Região Nordeste do Brasil: possíveis horizontes. In: ALMEIDA, Fernando Ferreira de; CARRILHO, Kleber; BASTOS, Robson. Fórum Ensicom: realidades e perspectivas do ensino de comunicação no Brasil. São Paulo: INTERCOM, 2017.

LIU, Sophia B.; ZIEMKE, Jen. From cultures of participation to the rise of crisis mapping in a networked world. In: DELWICHE, Aaron; HENDERSON, Jennifer Jacobs (orgs.). The participatory cultures handbook. New York/London: Routledge, 2013. p. 3-8.

MASCELLI, Joseph V. Os cinco cs da cinematografia. São Paulo: Summus Editorial, 2010.

MÉDOLA, A. S. L. D.; OLIVEIRA, B. J. Audiovisual panorâmico para dispositivos móveis: reconfigurações em tela, imersão e instância narradora. XXV Encontro Anual da Compós, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016. Disponível em: <http://www.compos.org.br/biblioteca/audiovisualpanor%C3%A2mico_medola_jareta_3409.pdf>. Acesso em: 16 de julho de 2017.

PRIMO, A. Transformações no jornalismo em rede: sobre pessoas comuns, jornalistas e organizações; blogs, twitter, facebook e flipboard. Anais eletrônico. SBPJor – Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo, 9º. Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro, ECO- Universidade Federal do Rio de Janeiro, novembro de 2011. 1 CD-ROM.

RAMOS, Daniela Osvald; SPINELLI, Egle Müller. Iniciativas de Jornalismo Independente no Brasil e Argentina. Revista Extraprensa, São Paulo, v. 9, n. 1, p. 114-123, dec. 2015. ISSN 2236-3467. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/extraprensa/article/view/104463>. Acesso em: 30 apr. 2017.

SECOM – Secretaria Especial de Comunicação Social. Pesquisa Brasileira de Mídia: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.pesquisademidia.gov.br/#/Geral/details-917>. Acesso em 30 junho 2017.

SEVCENKO, Nicolau. A corrida para o século XXI: no loop da montanha russa. Coordenação Laura de Mello e Souza, Lilia Moritz Schwarcz – São Paulo: Companhia das letras, 2001.

SOSTER, D. de A. Modelo para análise do jornalismo midiatizado. In: Metamorfoses jornalísticas 2: a reconfiguração da forma. SOSTER, D. de A. e SILVA, F. F. (org.). Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2009, p. 120-140.

Veröffentlicht

2019-03-29

Ausgabe

Rubrik

Dossiê