A mocinha desviante em Glória Perez: um estudo sobre a construção de personagens em telenovelas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v18i2.245832Schlagworte:
Ficção, Gloria Perez, Personagem, Telenovela.Abstract
O presente trabalho busca compreender o modelo de construção de personagens empregado por Gloria Perez na criação das protagonistas femininas de suas telenovelas, tendo como recorte um estudo da personagem Ritinha, de A Força do Querer (2017). A pesquisa partiu da recuperação dos perfis de protagonistas anteriores da autora e utilizou como recurso metodológico o estudo das falas das personagens da mais recente obra de Perez, problematizando, a partir de Ritinha, complexidades da tensão entre protagonismo e autoralidade. Os resultados apontam para a configuração de uma personagem que dilui as barreiras entre o protagonismo e o antagonismo ao apresentar um perfil considerado desviante diante das mocinhas convencionais do melodrama televisivo nacional.
Literaturhinweise
ALENCAR, Mauro. A Hollywood brasileira: panorama da telenovela no Brasil. São Paulo: 2002, SENAC.
BORELLI, Silvia Helena. Telenovelas: padrão de produção e matrizes populares. In: BRITTOS, Valério; BOLAÑO, César. (Orgs.). Rede globo: 40 anos de poder e hegemonia. São Paulo: Paulus, 2005.
BRAIT, Beth. A personagem. 5. ed. São Paulo: Ática, 1993.
CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 11. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
FISCHER, Sandra; NASCIMENTO, Geraldo Carlos do. Vilões, Heróis e Lugares na Telenovela Brasileira Contemporânea: A Favorita e Insensato Coração. Revista Comunicación, Sevilla, v.1, n. 10, p.743-754, 2012.
GOMES, Juliana Oliveira. Arebaba! Telenovela e autoria. Caminho das Índias, Gloria Perez e os relatos de migrantes e viajantes. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal da Bahia, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Culturas Contemporâneas, Salvador, 2013.
LOPES, Maria Immacolata Vassallo. Telenovela como recurso comunicativo. Matrizes (USP. Impresso), v. 3, p. 21-48, 2009.
MEMÓRIA GLOBO. Barriga de Aluguel – Galeria de Personagens. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/barriga-demaluguel/galeria-de-personagens.htm Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
MEMÓRIA GLOBO. De Corpo e Alma – Galeria de Personagens. Disponível em : http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/de-corpo-e-alma/galeriade-personagens.htm Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
MEMÓRIA GLOBO. Explode Coração – Trama Principal. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/programas/entretenimento/novelas/explode-coracao/tramaprincipal.htm Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
MEMÓRIA GLOBO. Gloria Perez – Trajetória. Disponível em: http://memoriaglobo.globo.com/perfis/talentos/gloria-perez.htm Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
MEMÓRIA GLOVO. O Clone – Trama Principal. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/o-clone/trama-principal/ Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
MEMÓRIA GLOBO. Salve Jorge – Trama Principal. Disponível em: https://memoriaglobo.globo.com/entretenimento/novelas/salve-jorge/trama-principal/ Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
NOGUEIRA, Lisandro. O autor na televisão. Goiânia: Ed. da UFG, 2002.
PALLOTTINI, Renata. Dramaturgia de televisão. São Paulo: Moderna, 1998.
PICADO, Benjamin; SOUZA, Maria Carmem Jacob. Dimensões da autoria e do estilo na ficção seriada televisiva. MATRIZES (ONLINE), v. 12, p. 53-77, 2018.
SADEK, José Roberto. Telenovela: um olhar do cinema. São Paulo: Summus, 2008.
SANTANA, André. Caminho das Índias estreava há nove anos. Disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/historia-da-tv/2018/01/caminho-das-indiasestreava-ha-nove-anos Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
SANTANA, André. Há 13 anos, estreava a novela América. Disponível em: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/historia-da-tv/2018/03/ha-13-anos-estreava-anovela-america Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
SIMÕES, Paula Guimarães. Representações do amor no diálogo entre ficção e realidade: telenovela e sociedade brasileira. In: Anais do XXVIII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (INTERCOM). Rio de Janeiro: Imprinta Express Ltda, 2005. p. 1-15.
SOUZA, Maria Carmem Jacob. Analisando telenovelas. Rio de Janeiro: E-papers Serviços Editoriais, 2004.
TEIXEIRA, João Senna. SOUZA, Maria Carmem Jacob. Princípios e recursos da continuidade narrativa na serialidade dos comics de super-heróis. REVISTA FRONTEIRAS, v. 21, p. 130-141, 2019.
XAVIER, Nilson. Carmem – Sinopse. Disponível em: http://teledramaturgia.com.br/carmem/ Acesso em: 22 de Abr. de 2020.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
A submissão de originais para a Ícone implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos da revista Ícone sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações mediante citação do nome da Ícone como publicação original.
Em virtude do acesso aberto este periódico, permite-se o uso gratuito dos artigos com finalidades educacionais, científicas, não-comerciais, desde que citada a fonte, conforme as diretrizes da licença Creative Commons.
Autores que submeterem um artigo para publicação na revista Ícone, concordam com os seguintes termos:
a. autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sem pagamento, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista;
b. autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista;
c. autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado;
d. as ideias e opiniões expressas no artigo são de exclusiva responsabilidade do autor, não refletindo, necessariamente, as opiniões da revista.