O Retorno à Daguerreotipia na Fotografia Contemporânea

Autori

  • Marcelo Barbalho Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230653

Parole chiave:

retrato fotográfico, fotojornalismo multimídia, aby warbung

Abstract

A dilatação do tempo de pose torna-se hoje evidente diante de retratos filmados produzidos na arte contemporânea e no fotojornalismo multimídia. Na contemporaneidade é possível notar na obra de alguns autores um retorno à longa duração da pose, que surge impactante na “fotografia que se move”. Inspirado em Aby Warburg, fundador da iconologia, que estuda como determinado tema é tratado em diferentes contextos históricos e culturais, este artigo busca refletir sobre a “persistência” da pose no retrato fotográfico a partir de três períodos da história da fotografia: a fotografia clássica, a fotografia moderna e a fotografia contemporânea. 

Biografia autore

Marcelo Barbalho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporânea na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Pubblicato

2012-12-31

Fascicolo

Sezione

Artigos Livres