A Reportagem Fotográfica e a Publicidade Governamental: o caso da revista Era Nova/1925

Autores/as

  • Derval Gomes Golzio Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230658

Palabras clave:

fotografia, paraíba, revista ilustrada, era nova

Resumen

A década de 1920 é de fundamental importância para o cenário da fotografia no Estado da Paraíba, situado no Nordeste do Brasil. Em 27 de março de 1921 surgiu “ERA NOVA – Revista Quinzenal Ilustrada”, pioneira no impulso da fotografia de imprensa e, já em seu primeiro número, expõe em sua capa uma imagem fotográfica de dimensões 10X15 centímetros. A característica predominante nesta fase da imprensa na Paraíba é de distanciamento entre fotografias e textos, porém em 1925 os editores de Era Nova inauguram uma nova maneira de editar imagens fotográficas. Neste artigo nos propomos apresentar o uso das imagens fotográficas na formação da opinião pública em proveito do poder constituído, em uma época em que as limitações tecnológicas dificultavam a edição e o emprego da fotografia nos jornais e revistas. 

Biografía del autor/a

Derval Gomes Golzio, Universidade Federal da Paraíba

Doutor pela Universidad de Salamanca/Espanha (2003), mestre em Multimeios pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), graduado em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba. É professor do Departamento de Mídias Digitais e do Programa de Pós Graduação em Comunicação da Universidade Federal da Paraíba. 

Publicado

2012-12-31

Número

Sección

Artigos Livres