Cultura Popular Massiva no Brasil: o lugar do cinema sonoro e sua relação com a música popular

Auteurs

  • Sheila Schvarzman Universidade Anhembi-Morumbi

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v10i1.230114

Mots-clés :

cinema brasileiro, música popular, anos 1930

Résumé

O presente trabalho procura observar de que modo, na passagem do formato mudo para o sonoro o cinema brasileiro se articula com outras mídias emergentes como o rádio e o disco, no momento em que, com a Revolução de 1930, o samba é instituído como musica popular nacional. Quais foram as conseqüências e as contribuições culturais, políticas e sociais dessa nova vinculação?

Biographie de l'auteur

Sheila Schvarzman, Universidade Anhembi-Morumbi

Doutora em História Social Unicamp. Professora do Mestrado em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi e da Licenciatura em Audiovisual do Centro Universitário Senac.

Références

ARAÚJO, Luciana Correa – “O cinema em Pernambuco nos anos” 1920 IN I Jornada Brasileira de Cinema Silencioso. São Paulo: Cinemateca Brasileira, 2007.

ARAÚJO, Vicente de Paula – A Bela Época do Cinema Brasileiro. São Paulo: Perspectiva, 1976.

AUGUSTO, Sérgio – Esse Mundo é um Pandeiro. São Paulo: Cia das Letras, 1989

BERNARDET, Jean-Claude – Filmografia do Cinema Brasileiro 1900-1935 Jornal O Estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Cultura, 1979

BERNARDET, Jean-Claude – Historiografia Clássica do Cinema Brasileiro. São Paulo, Annablume, 1995

CABRAL, Sérgio – No tempo de Almirante. Rio de Janeiro: Lumiar/Chediak, 2005

CASTRO, Ruy – Carmen: uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2005

CINEMATECA BRASILEIRA, Filmografia Brasileira, contendo número de salas, disponível em http://www.cinemateca.com.br/. Acesso em 25-03-2009

COSTA, Fernado Morais – “Início do cinema sonoro: a relação com a música popular no Brasil e em outros países” IN Machado Jr, Rubens et alli Estudos de Cinema Socine VII, São Paulo: Annablume/Fapesp, 2006

COSTA, Fernando - O som no cinema brasileiro - revisão de uma importância indeferida. Tese de Doutoramento. Rio de Janeiro: UFF/IFCS, 2007

GOMERY, Douglas – The coming of soud. New York: Routledge, 2005

GOMES, Paulo E. Salles – Humberto Mauro, Cataguases, Cinearte. São Paulo: Perspectiva, 1974.

HOBSBAWN, Eric – Era dos Extremos. São Paulo: Cia das Letras, 1995

PARANAGUÁ, Paulo – Cinema na América Latina: longe de Deus e perto de Hollywood. Porto Alegre: LP&M, 1985

SCHVARZMAN, Sheila. Filmando a mulher no cinema mudo brasileiro. ArtCultura, Uberlândia - MG, v. 10, n. 2004, 55-64,

SCHVARZMAN, Sheila – Humberto Mauro e as Imagens do Brasil, São Paulo: Edunesp, 2004

SCHVARZMAN, Sheila. Ir ao cinema em São Paulo nos anos 20. Revista Brasileira de História, São Paulo, v. 25, n. 49, 153-174, 2005.

SCHVARCZ, Lilia M. “Nem branco nem preto, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade” IN SCHWARCZ, Lilia M. (org) História da Vida Privada no Brasil vol IV. São Paulo: Cia das Letras, 2004

SOUZA, José Inácio de Melo – Imagens do Passado. São Paulo: Senac, 2004

VIANNA, Hermano – O Mistério do Samba. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/UFRJ, 2004

VIANY, Alex – Introdução ao Cinema Brasileiro. Rio de Janeiro: Revan, 1993

Téléchargements

Publiée

2008-07-06

Numéro

Rubrique

Artigos Livres