Agências e Coletivos: duas coisas diferentes

Auteurs-es

  • Eduardo Queiroga Universidade Federal de Pernambuco

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v14i2.230655

Mots-clés :

fotografia, coletivo fotográfico contemporâneo, agência fotográfica

Résumé

Desde o surgimento da fotografia, podemos observar a existência de diversas iniciativas envolvendo grupos de fotógrafos. Defendemos que um novo modelo surge na última década: o coletivo fotográfico contemporâneo. O objetivo deste artigo é tornar mais claras as distinções entre este novo modelo e a agência fotográfica. Para isso fazemos um resgate do conceito de agência, subdividido em três categorias, identificando suas principais características específicas em comparação com aspectos trazidos pelos coletivos, bem como observamos a experiência do coletivo paulista Cia de Foto. 

Biographie de l'auteur-e

Eduardo Queiroga, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre e Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCOM-UFPE). Fotógrafo. Professor do Bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (FIBAM). 

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Publié-e

2012-12-31

Numéro

Rubrique

Artigos Livres