Catherine Deneuve e Louis Vuitton. A Publicidade de Luxo Analisada Sob o Espectro da Semiótica Peirceana

Auteurs-es

  • Carolina Boari Caraciola Escola de Comunicações e Artes

DOI :

https://doi.org/10.34176/icone.v18i2.239039

Mots-clés :

publicidade, semiótica peircena, luxo, Louis Vuitton.

Résumé

O presente artigo analisará uma peça da campanha publicitária Journey, da marca de luxo Louis Vuitton, estrelada pela atriz francesa Catherine Deneuve, sob o prisma da semiótica de extração peirceana. A análise da publicidade, sob o espectro da teoria semiótica, permite explicitar o potencial comunicativo do anúncio a que se refere, uma vez que as estratégias semióticas utilizadas por uma marca são fatores essenciais à sua constituição como marca, sendo, portanto, de fundamental importância para a compreensão de sua natureza, perfil e efeitos emocionais e funcionais. Sendo assim, pode-se afirmar que a mensagem publicitária provoca efeitos de sentido no receptor e, com o auxílio da semiótica, é possível compreender como esse campo de sentidos ocorre.

 

Biographie de l'auteur-e

Carolina Boari Caraciola, Escola de Comunicações e Artes

Pós-doutoranda em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA/USP). Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP), com a tese: "Evolução, significados e marketing publicitário do luxo. Estudo de caso da marca Louis Vuitton sob o prisma da semiótica". Mestre em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, com a dissertação "A arte na publicidade de uma marca de luxo". Pós Graduação em Comunicação com o Mercado pela ESPM. Graduação em Propaganda e Marketing (ESPM). Graduação em Direito (FMU). Parecerista da Revista Signos do Consumo. Pesquisadora do mercado de luxo.

Références

AGUIAR, Vera Teixeira de. O verbal e o não verbal. São Paulo: Unesp, 2004.

ARNHEIM, Rudolf. Arte e percepção visual: uma psicologia da visão criadora: nova versão. Trad. Ivonne Terezinha de Faria. São Paulo: Cengage Learning, 2014.

BURKE, Peter. A Fabricação do rei. A construção da imagem pública de Luís XIV. Trad. Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

HALL, Sean. Isto significa isso. Isso significa aquilo: guia de semiótica para iniciantes. Trad. Andréa Mariz. São Paulo: Rosari, 2008.

HAUG, Wolfgang Fritz. Crítica da estética da mercadoria. Trad. Erlon José Paschoal e Jael Glauce da Fonseca. São Paulo: Unesp, 1997.

HELLER, Eva. A psicologia das cores: como as cores afetam a emoção e a razão. Trad. Maria Lúcia Lopes da Silva. São Paulo: Gustavo Gili, 2013.

MALYSSE, Stéphane. A moda incorporada: antropologia das aparências corporais e megahair. In: OLIVEIRA, Ana Claudia de; CASTILHO, Kathia. Corpo e moda: por uma compreensão do contemporâneo. São Paulo: Estação das Letras e Cores Editora, 2008.

MCCRACKEN, Grant. Cultura & consumo II: mercados, significados e gerenciamento de marcas. Trad. Ana Carolina Balthazar. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012.

NÖTH, Winfried. Panorama da semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 2003.

OSTROWER, Fayga. Universos da arte. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.

PEREZ, Clotilde. Signos da marca: expressividade e sensorialidade. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004.

SANTAELLA, Lucia. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2012.

SANTAELLA, Lucia. Matrizes da linguagem e pensamento: sonora, visual, verbal: aplicações na hipermídia. São Paulo: Iluminuras, 2005.

SANTAELLA, Lucia; NÖTH, Winfried. Estratégias semióticas da publicidade. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SEMPRINI, Andrea. A marca pós-moderna: poder e fragilidade da marca na sociedade contemporânea. Trad. Elisabeth Leone. São Paulo: Estação das Letras, 2006.

WEIL, Pierre; TOMPAKOW, Roland. O corpo fala: a linguagem silenciosa da comunicação não verbal. Petrópolis: Vozes, 2013.

Téléchargements

Publié-e

2020-09-02

Numéro

Rubrique

Artigos Livres