O jornalismo selfie como extensão do jornalismo móvel digital nas mídias sociais
DOI:
https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.237670Parole chiave:
Jornalismo Selfie, Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo Móvel Digital, Mídias sociais.Abstract
A partir da descrição e análise do uso do jornalismo selfie nos perfis de quatro veículos jornalísticos nos aplicativos Periscope, Facebook, Instagram e Snapchat, o presente artigo busca trazer características e tendências que contribuam para as pesquisas sobre essa prática jornalística, especificamente em dois tipos de formatos de conteúdo: as transmissões ao vivo e as narrativas de imagens instantâneas. Metodologicamente, é um estudo de cunho teórico-analítico, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e observação assistemática dos objetos em questão. Uma busca aleatória foi realizada no caso do Facebook Live e Periscope. Já no Instagram Stories e Snapchat, a coleta foi feita através da observação regular em dez dias. Conclui-se que o jornalismo selfie é um modelo recente, mas que já está sendo utilizado pelos principais veículos do mundo, principalmente porque as mídias sociais apresentam potencialidades para a apropriação desse tipo de jornalismo na transmissão de notícias.
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