O jornalismo selfie como extensão do jornalismo móvel digital nas mídias sociais

Autori

  • Yago Modesto Alves Universidade Federal do Tocantins
  • Edna de Mello Silva Universidade Federal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v17i1.237670

Parole chiave:

Jornalismo Selfie, Jornalismo Multiplataforma, Jornalismo Móvel Digital, Mídias sociais.

Abstract

A partir da descrição e análise do uso do jornalismo selfie nos perfis de quatro veículos jornalísticos nos aplicativos Periscope, Facebook, Instagram e Snapchat, o presente artigo busca trazer características e tendências que contribuam para as pesquisas sobre essa prática jornalística, especificamente em dois tipos de formatos de conteúdo: as transmissões ao vivo e as narrativas de imagens instantâneas. Metodologicamente, é um estudo de cunho teórico-analítico, desenvolvido a partir de revisão bibliográfica e observação assistemática dos objetos em questão. Uma busca aleatória foi realizada no caso do Facebook Live e Periscope. Já no Instagram Stories e Snapchat, a coleta foi feita através da observação regular em dez dias. Conclui-se que o jornalismo selfie é um modelo recente, mas que já está sendo utilizado pelos principais veículos do mundo, principalmente porque as mídias sociais apresentam potencialidades para a apropriação desse tipo de jornalismo na transmissão de notícias.

Biografie autore

Yago Modesto Alves, Universidade Federal do Tocantins

Mestre em Comunicação e Sociedade da Universidade Federal do Tocantins (PPGCom/UFT); membro do Grupo de Pesquisa em Jornalismo e Multimídia (CNPq/UFT).

Edna de Mello Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências da Comunicação. Atualmente é vice-coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Design Educacional da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e  docente colaboradora do PPGCOM/UFT.

Riferimenti bibliografici

FLORES-VIVAR, Jesús Miguel. Convergencia de las redes sociales en internet y en la telefonía móvil. In: CÉBRIAN-HERREROS, Mariano; FLORES-VIVAR, Jesús Miguel. Innovaciones periodísticas en las redes sociales. Madrid: Universidade Complutense de Madrid, 2012. p. 21-38.

GARCIA-AVILÉS, Manuel. La comunicación ante La convergencia digital: algunas fortalezas y debilidades. Signo y Pensamiento, Bogotá, v. 38, n. 54, p. 103-113, jan./jun. 2009. Disponível em: <https://goo.gl/JJg4dJ>. Acesso em: 01 nov 2016.

HERMIDA. Alfred. Social Journalism: Exploring how Social Media is Shaping Journalism. The Handbook Of Global Online Journalism, [s.l.], p.309-328, 20 ago. 2012.

JORGE, Thais de Mendonça. Mutação no Jornalismo: Como a notícia chega à internet. Brasília: Editora Unb, 2013.

KAPLAN, Andreas M.; HAENLEIN, Michael. Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons, [s.l.], v. 53, n. 1, p.59-68, 2009.

LEMOS, André. Celulares, funções pós-midiáticas, cidade e mobilidade. Revista Brasileira de Gestão Urbana, [s. l], v. 2, n. 2, p.155-166, jun. 2010.

LORENZ, Taylor. “Selfiejournalism” becomes a thing. 2016. Disponível em: <http://www.niemanlab.org/2016/12/selfie-journalism-becomes-a-thing/>. Acesso em: 16 jun. 2017.

MANIOU, Theodora; VEGLIS, Andreas. ‘Selfie Journalism’: Current Practices in Digital Media. Studies In Media And Communication, [s.l.], v. 4, n. 1, p.111-118, 27 maio 2016. Red fame Publishing. Disponível em: <http://redfame.com/journal/index.php/smc/article/view/1637/1675>. Acesso em: 16 jun. 2017.

MARTÍNEZ-GUTIÉRREZ, Fátima. Los nuevos medios y el periodismo de medios sociales. 2013. 494 f. Tese (Doutorado) - Curso de Ciências de La Informacíon, Universidad Complutense de Madrid, Madrid, 2013. Disponível em: <http://eprints.ucm.es/24592/1/T35106.pdf>. Acesso em: 09 out. 2017.

PACHECO, Yulvitz Ramón Quiroz. Cultura, Lima, v. 28, n. 0, p.279-303, out. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/uECXKw>. Acesso em: 29 abr. 2017.

RECUERO, Raquel. Redes Sociais na Internet, Difusão de Informação e Jornalismo: Elementos para discussão. 2012. Disponível em: <https://goo.gl/Wlkkz8>. Acesso em: 17 jan. 2017.

ROST, Alejandro. Modelos de uso y gestión de redes sociales en el Periodismo. In: IV CONGRESO INTERNACIONAL DE CIBERPERIODISMO Y WEB 2.0, 4., 2012, Bilbao. Anais..., Bilbao: Ciberpebi, 2012. p. 1 - 14. Disponível em: <https://pt.scribd.com/document/229601956/Modelos-de-uso-y-gestion-de-redes-sociales-en-el-Periodismo-2012-11>. Acesso em: 06 out. 2017.

SALAVERRÍA, Ramón. Convergencia de losmedios. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, n. 81, 2003.

SALAVERRÍA, Ramón, e outros. Concepto de convergência periodistica. In: GARCÍA, Xosé López; FARIÑA, Xosé Pereira. (Orgs). Convergencia digital: reconfiguração de los médios de comunicacion en España. Santiago de Compostela: Unidixital, 2010.

SILVA, Fernando Firmino da. Cultura do jornalismo móvel. In: SILVA, Fernando Firmino da (Org.). Transmutações no jornalismo. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 145-165.

SILVA, Fernando Firmino da. Jornalismo móvel digital: uso das tecnologias móveis digitais e a reconfiguração das rotinas de produção da reportagem de campo. 2013. 408 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas, Universidade Federal da Bahia, 2013. Disponível em: . Acesso em: 25 jun. 2017

SOUZA, Bruna Fernandes de. Smartphones e aplicativos de comunicação: tecnologias móveis a serviço do jornalismo digital. In: SILVA, Fernando Firmino da (Org.). Transmutações no jornalismo. Campina Grande: Eduepb, 2016. p. 73-117.

SURYADJAJA, Jennifer. The Impact Of Selfie Journalism: Selfies in the world of news and how it impacts the world of reporting. 2016. Disponível em: <https://medium.com/@qriouskid/selfie-journalism-and-its-grand-impact-e64f65d519a1>. Acesso em: 16 jun. 2017.

Pubblicato

2019-03-29

Fascicolo

Sezione

Dossiê