O percurso dos heróis em Vidas secas, de Graciliano Ramos, e O menino e o mundo, de Alê Abreu: prenúncio e confirmação da crise civilizatória

Autores

  • Bruno Borguetti Lara Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop e graduado em Letras pela mesma instituição.
  • Adriana Lins Precioso Professora de Literatura da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop; pós-doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB); doutora pela UNESP - IBILCE - Campus de São José do Rio Preto-SP, na área de Teoria da Literatura; e Mestre pela mesma instituição.

DOI:

https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240561

Palavras-chave:

o percurso dos heróis, crise civilizatória, O menino e o mundo, Vidas secas.

Resumo

Este trabalho objetiva compreender como o percurso trilhado pelos heróis no romance Vidas secas (1938), de Graciliano Ramos, e no filme de animação O menino e o mundo (2013), de Alê Abreu, faz com que, segundo a perspectiva adotada nesta pesquisa, o primeiro anuncie e o segundo confirme a crise civilizatória da modernidade. A princípio, examina-se de que forma ambos os textos desnudam os mecanismos de dominação e opressão e os problemas advindos desses mesmos mecanismos em uma “ordem” capitalista. Ademais, os processos de hegemonia das potências econômicas sobre os países periféricos são também questionados, embora apenas na obra cinematográfica.

Biografia do Autor

Bruno Borguetti Lara, Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop e graduado em Letras pela mesma instituição.

Em 2018, obteve o título de Mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Câmpus de Sinop; em 2015, concluiu o curso de Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela mesma instituição. Atualmente, integra o Grupo de Pesquisa Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas. Durante a graduação, também atuou como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) Subprojeto Interdisciplinar - Formação para a Diversidade: educação linguística, educação para a diversidade cultural e educação ambiental nas licenciaturas (Letras e Pedagogia) no contexto da Amazônia mato-grossense e entorno do Parque do Xingu.

Adriana Lins Precioso, Professora de Literatura da Universidade do Estado de Mato Grosso - Câmpus de Sinop; pós-doutora em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB); doutora pela UNESP - IBILCE - Campus de São José do Rio Preto-SP, na área de Teoria da Literatura; e Mestre pela mesma instituição.

Pós-Doutorado em Literatura e Práticas Sociais pela Universidade de Brasília (UnB) em 2018, com a pesquisa intitulada: "Poesia e Pintura do Mato Grosso contemporâneo: representações do índio e do negro na arte de Pedro Casaldáliga e Cerezo Barredo". Doutora pela UNESP - IBILCE - Câmpus de São José do Rio Preto-SP, na área de Teoria da Literatura, com o título obtido em 2009 e Mestre pela mesma instituição em 2003. Atua na Teoria da Literatura com ênfase na Literatura Comparada. Tem experiência no campo de Letras, desenvolvendo pesquisas principalmente nos seguintes temas: literatura brasileira, literatura italiana, literatura comparada, mitologia, tradição, reinvenção, pós-modernismo e análise semiótica. Atualmente, pesquisa a produção literária produzida em Mato Grosso, as questões de identidade e diferença, bem como as vertentes fantástica da literatura. Professora e vice-coordenadora do Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS, nas disciplinas Texto e Ensino e Literatura Infantil e Juvenil e do Mestrado Acadêmico PPGLETRAS da UNEMAT-Câmpus de Sinop. Coordenadora do Grupo de Pesquisa: Estudos Comparativos de Literatura: tendências identitárias, diálogos regionais e vias discursivas, cadastrado no CNPq. Vice-coordenadora do Grupo LIOA - Literatura italiana e outras artes em parceria com a Profa. Dra. Maria Celeste Tommasello Ramos, da UNESP-IBILCE.

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Publicado

30-09-2019

Como Citar

Lara, B. B., & Precioso, A. L. (2019). O percurso dos heróis em Vidas secas, de Graciliano Ramos, e O menino e o mundo, de Alê Abreu: prenúncio e confirmação da crise civilizatória. Revista Investigações, 32(1), 125–154. https://doi.org/10.51359/2175-294x.2019.240561

Edição

Seção

Artigo - Literatura (seção livre)

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