Algumas reflexões sobre metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.248675Palavras-chave:
Educação Geográfica, Professores de Geografia, Educação Básica, Didática de Geografia, Ensino-Aprendizagem pela Geografia.Resumo
O artigo em destaque realiza algumas reflexões iniciais sobre as metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica. Assim, a problemática que move este artigo é: o que podemos entender por metodologias de ensino de Geografia? Mediante esta problemática, chega-se o objetivo central deste manuscrito que é refletir sobre as metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica. A abordagem empregada neste estudo é a qualitativa. O procedimento técnico empregado foi a revisão bibliográfica. Diante disto, chegou-se a compreensão, que as metodologias de ensino de Geografia são um caminho importante para que os professores de Geografia possam aperfeiçoar suas ações didática-pedagógicas pelos conteúdos de Geografia junto aos alunos, no intuito de ensinar mais e melhor nas escolas, proporcionado com isto, uma aprendizagem mais qualitativa no sentido dos educandos se envolverem no processo de ensino-aprendizagem, entre outros elementos.
Referências
ANASTASIOU, L. Metodologia de ensino primeiras aproximações... Educar, Curitiba, n. 13, p. 93-100, 1997, editora da UFPR.
ANDRÉ, M. Pesquisa, Formação e Prática Docente. In: ANDRÉ, Marli. (Org). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas-SP. São Paulo: Papirus, 2001.
CAJUEIRO, R. L. P. Manual para elaboração de trabalhos acadêmicos. 1ª ed. Rio de Janeiro, Editora Vozes, 2013.
CALLAI, H. C. A Formação do Profissional da Geografia: o professor. Ijuí: ed.: Unijuí, 2013.
CASTROGIOVANNI, et al. Ensino de Geografia: caminhos e encantos. 2. Ed. Porto Alegre: EDUPUCRS, 2011.
CAVALCANTI, L. S. Geografia e Educação no cenário do pensamento complexo e interdisciplinar. Boletim Goiano de Geografia, UFG, v. 22, n. 2, p. 123 a 136, 2002.
_________. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus editora, 16ª ed. 2010.
CARVALHO. J. I. F; SANTOS. F. K. S; SOUSA, L. A. Refletindo o ensino e a formação de professores de geografia para a educação básica na complexidade do mundo atual. In. (org.). SANTOS. F. K. S. Ensino de Geografia e diálogos multirreferenciais. Recife: Edições LEGEP/UFPE, 2020.
CORDEIRO, J. Didática. São Paulo: ed., Contexto, 2ª ed., 2019.
DEMO. P. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2017.
DOMINGUINI, L. A transposição didática como intermediadora entre o conhecimento científico e o conhecimento escolar. Revista Eletrônica de Ciências da Educação, Campo Largo, v.7, n.2, p. 1 a 16, 2008. Disponível em: http://www.periodicosibepes.org.br/index.php/reped/article/view/472. Acesso em 6 de set. 2020.
LAKATOS, E. M; MARCONI, M. A. Fundamentos da Metodologia Científica. São Paulo: Editora Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S (Org). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 28ª ed. Petrópolis-RJ, Ed. Vozes, 2009.
___________. O desafio da pesquisa social. In. MINAYO, M, C. S (ORG.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Petrópolis-RJ: Vozes, 2018.
PINHEIRO, A. C. Trajetória da pesquisa acadêmica sobre o ensino de Geografia no Brasil: 1972-2000. Instituto de Geociências, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP, 2003. 258 p. (Tese de Doutorado).
SANTOS, A. O que é transdisciplinaridade? Periódico Rural Semanal. Rio de Janeiro, UFRRJ, agosto e setembro de 2005. Disponível em: http://ufrrj.br/leptrans/arquivos/O_QUE_e_TRANSDISCIPLINARIDADE.pdf. Acesso em 15 de out. 2020.
SANTOS, D. Conteúdo e objetivo pedagógico no ensino de geografia. Caderno Pruden tino de Geografia. Presidente Prudente: AGB, n. 17, jul. 1995. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg. Acesso em 21 de set. 2020.
SILVA, V. P. O ensino de geografia por meio de projetos de pesquisa: experiências em escolas públicas de Uberlândia – MG. Revista Ens. Geogr., Uberlândia, v. 2, n.2, p. 23-38, jan./jun. 2011.
STRAFORINI, R. Ensinar Geografia: O desafio da totalidade- mundo nas séries iniciais. 2 ed. São Paulo: Annblume, 2008.
TORRES, M. L. O cuidado da criança nos primórdios da educação grega: semelhanças e contrastes com a educação hebreia. Protestantismo em Revista. São Leopoldo, RS, v. 24, jan-abril de 2011. Disponível em: file:///C:/Users/PC/Downloads/126-665-1-PB.pdf. Acesso em 06 de out. 2020.
VISENTINI, J. W. O ensino de geografia no século XXI. Caderno Prudentino de Geografia. Presidente Prudente: AGB, n. 17, jul. 1995. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/cpg. Acesso em 18 de set. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.