Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249082

Palavras-chave:

Ensino de Geografia, Geografia Agrária, Questão Agrária, Realidade, Sala de aula.

Resumo

O presente trabalho é fruto do edital “Apoio de atividade de Monitoria em Divulgação Cientifica nos Museus e Centros de Ciência de Pernambuco”, em que o Centro de Estudos Agrários (CEA) foi contemplado com duas bolsas financiadas pela FACEPE/SECTI. O projeto objetiva contribuir para que o Centro de Estudos Agrários, por meio das atividades de monitorias, proporcione àqueles/àquelas que o procuram aprendizagens significativas em assuntos relativos à questão agrária/alimentar do vale São Francisco. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir das seguintes estratégias: acolhimento às diversas Instituições no espaço em que se encontra o CEA; planejamento e leitura de referências bibliográficas concernente à temática e análise dos dados mediante respostas dos questionários enviados pelos/as docentes. Como resultado, percebeu-se que o CEA tem-se consolidado como referência nos assuntos relativos à Geografia Agrária já que permite aos docentes e discentes a dimensão técnica e social. Conclui-se, portanto, que é relevante estudar a realidade cotidiana em que Juazeiro/Petrolina estão inseridas, já que o docente não pode ficar apenas na dimensão técnica, mas deve adquirir em sua formação, uma consciência da práxis.

Biografia do Autor

Raimunda Áurea Dias de Sousa, Universidade de Pernambuco (UPE)

Licenciada em Geografia pela UPE/Campus Petrolina (1995). Possui Especialização em Programação em Ensino - Pedagogia pela mesma Instituição (1999) e Mestrado em Geografia na área de concentração: Dinâmica dos Espaços Agrário e Regional pela Universidade Federal de Sergipe (2006). É doutora pela UFS na mesma área de concentração (2013) com Doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa-Portugal (2012). Professora Associada II-F da UPE/Campus Petrolina - Colegiado de Geografia e Coordenadora do Programa de Pós-graduação - Formação de Professores e Praticas Interdisciplinares (PPGFPPI). Coordena o CEA - Centro de Estudos Agrários e o Grupo de Estudo: A política e a questão agrária. Foi coordenadora de Gestão do PIBID - Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência 2014 a 2015. É integrante dos grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco pela UPE (Líder). Estado, Capital, Trabalho e políticas de reordenamento territoriais, vinculado ao NPGEO/UFS. Realizou pesquisa pelo Programa de Mobilidade Docente UPE na USC - Universidade de Santiago da Compostela - Espanha. É editora Chefe do Boletim de Geografia do Vale do São Francisco. Tem experiência em Geografia com ênfase em Geografia Agrária e Ensino. Atuando nos seguintes temas; agro-hidronegócio, questão alimentar, Estado, trabalho, teoria agrária, território, modernização, movimentos sociais, desenvolvimento, irrigação, natureza, conflitos por água, ensino de Geografia, Educação no/do campo e interdisciplinaridade.

Maria Genária de Amorim Teles, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE/Petrolina. Faz parte do GPVASF - Grupo de Pesquisa em Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco. Participante do CEA - Centro de estudos Agrários, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão "Plantando Sementes" no qual aborda uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão, sobre a questão agrária / alimentar do Vale do São Francisco e do Grupo de Estudo: A política e a Questão Agrária, que tem como áreas de estudo: Agronegócio; Trabalho; Questão alimentar e Educação. Foi voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC). Atualmente, é bolsista pela FACEPE no Projeto de Apoio a Atividades de Monitoria em Divulgação Científica nos Centros e Museus de Pernambuco.

Maria Karina Silva Santos, Universidade de Pernambuco (UPE)

Graduanda em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Pernambuco - UPE, Campus Petrolina. Participante do Grupo de Estudo: A Política no Brasil e a Questão Agrária. Integrante do GPVASF - Grupo de Pesquisa Sociedade e Natureza do Vale do São Francisco e do CEA - Centro de estudos Agrários UPE/Petrolina, onde integra a equipe de trabalho do projeto de extensão Plantando Sementes: uma referência interdisciplinar em ensino, pesquisa e extensão sobre a questão agrária / alimentar do vale do São Francisco. Bolsista FACEPE. Tem experiência em Geografia nos seguintes temas: Educação; Questão Agrária; Educação no Campo e Ensino de Geografia.

Referências

ADOLFO, Sánchez Vázquez. Filosofia da práxis. 1ª ed.-Bueonos Aires: Cansejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO: São Paulo: Expressão Popular, Brasil, 2007.

FIGUEIREDO, Tássia Gabriele Balbi de. Ensino de Geografia, Educação Rural e Educação do Campo: Modernidade, Subalternidade e Resistência. Revista Tamoios, v. 5, n. 2, p. 16-40, 2009.

GIROTTO, Eduardo Donizeti; RECH, Roberto Carlos. Experiência e formação docente em geografia no Brasil: considerações a partir de um subprojeto PIBID. Geográfica, Educación, 2015.

LIMA, Regiane Santos; DE SOUSA, Raimunda Áurea Dias. A iniciação à docência em geografia agrária-desafios e possibilidades. Plures Humanidades, v. 19, n. 1, p. 1-21, 2018.

SANTOS, Stella Rodrigues dos; PINHO, Ana Sueli Teixeira de. Educação Fundamental no Campo: Por uma educação liberta do modelo escolar urbanocêntrico. ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007.

TAVARES, Fernando Gomes de Oliveira. O ensino de Geografia Agrária na escola pública: currículo e sala de aula. São Paulo: EDUSP, 2016.

TAUCHEN, Gionara; DEVECHI, Catia Piccolo Viero; TREVISAN, Amarildo Luiz. Interação universidade e escola: uma colaboração entre ações e discursos. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 42, p. 369-393, 2014.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Dias de Sousa, R. Áurea, de Amorim Teles, M. G., & Silva Santos, M. K. (2021). Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA). Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 63–78. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.249082