Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250891

Palavras-chave:

Transformação da paisagem, Escola, Bairro, Lugar, Espaço geográfico.

Resumo

Este artigo foi produzido a partir da pesquisa realizada no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), alicerçado por uma análise da transformação da paisagem no entorno de uma escola da cidade de Lages/SC. O questionamento que orienta a pesquisa parte do princípio de que é necessário construir uma consciência da importância da escola na formação social, política, histórica e geográfica do bairro Santa Clara, em Lages/SC, que aqui se toma esse espaço geográfico como ponto de partida, a fim de fazer uma análise das transformações da paisagem e suas implicações no entorno escolar, a partir do uso e ocupação do bairro. Nessa perspectiva, observamos a dinâmica da organização do espaço geográfico, que se constitui como ponto de referência geográfico e social para a comunidade. Para o desenvolvimento do estudo foi escolhida a pesquisa bibliográfica e documental com o trabalho de campo, ficando definida a abordagem qualitativa. Após esses momentos, optou-se, como procedimento metodológico, pela realização de entrevistas narrativas, contextualizando as percepções dos moradores e professores sobre o espaço vivido na construção de um olhar espacial crítico do lugar.

Biografia do Autor

Cristian Roberto Antunes de Oliveira, Universidade de Caxias do Sul

Doutorando em Educação pela Universidade de Caxias do Sul (2019) - Linha de Pesquisa História e Filosofia da Educação. Professor da Educação Básica no Sistema Municipal da Educação de Lages e Professor Universitário no Departamento de Ensino de Geografia do Centro Universitário UNIFACVEST. 

Terciane Ângela Luchese, Universidade de Caxias do Sul

Doutora em Educação - Linha de Pesquisa Currículo, Cultura e Sociedade, UNISINOS (2008). Pós-doutorado em História da Educação. Professora na Universidade de Caxias do Sul, atua na graduação e nos Programas de Pós-Graduação em História e no de Pós-Graduação em Educação - Curso de Mestrado e Doutorado. 

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

Pós - doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Autonoma de Madrid - Espanha (UAM - 2017). Doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC - 2007).Docente Pesquisadora (Programa de Pós Graduação em Educação) - Universidade do Planalto Catarinense: Lages, SC, BR.

Referências

ADDISON, E. E. A percepção ambiental da população do Município de Florianópolis em relação à cidade. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Programa de Pós-Graduação em Engenharia, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2003.

ALMEIDA, R. B. G.; SILVA, Daniel José. Análise de áreas mais propícias à recarga do Sistema Aquífero Guarani na região hidrográfica do planalto de Lages (SC): Subsídios para a gestão das águas subterrâneas. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE RECURSOS HÍDRICOS, 19., 2011. Anais [...]. Maceió: ABRH, 2011. p. 1-20.

ANDRADE, M. C. A questão do território no Brasil. 2. ed. São Paulo: HUCITEC, 2004a.

ARRUDA, M. P. O mediador de emoções. Pelotas: Livraria Mundial, 2008.

BERTRAND, P. G. Uma geografia transversal. Paraná: Massoni, 2007.

BOLÓS, M. I. C. Problemática actual de los estudios de paisaje integrado. Revista de Geografia, Barcelona, v. 15, n. 1-2, p. 45-68, 1981.

CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas: Papirus, 2004.

CORREIO LAGEANO. Os bairros de Lages. Lages, 04 mar. 2004. p. 1-8.

CORREIO LAGEANO. Os bairros de Lages. Lages, 28 jun. 1998. p. 1-4.

FERNANDES, R. S. Entre nós, o sol: relação entre infância, cultura, imaginário e lúdico na educação não formal. Campinas: Mercado das Letras; São Paulo: FAPESP, 2001.

GOMES, P. C. C. Geografia e modernidade. Rio de Janeiro: Bertrand, 2000.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Bases cartográficas. Rio de Janeiro: IBGE, 2019. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/ Acesso em: 20 out. 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo 2010. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. Disponível em: https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/ censo2010/. Acesso em: 29 ago. 2020.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Características da população: classificações e identidades. Rio de Janeiro: IBGE, 1990. Disponível em: https://censo1990.ibge.gov.br/sinopse/index.php?uf=42&dados=29. Acesso em: 29 jan. 2021.

LA BLACHE, P. V. Os Gêneros de Vida na Geografia Humana: Segundo Artigo. In: HAESBAERT, R. et al. (org.). Vidal, Vidais: textos de Geografia Humana, Regional e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1982. p. 59-181.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: UFMG, 2001.

MERLEAU-PONTY, M. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem significativa: ensino e geografia. São Paulo: Vetor, 2008.

RELPH, Z. C. As bases fenomenológicas da geografia. Geografia, v. 7, n. 4, p. 1-25, 1999.

SANTA CATARINA. História. 2007. Florianópolis: Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente. Disponível em: http://www.sc.gov.br/conhecasc/historia. Acesso em: 29 ago. 2020.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo – razão e emoção. São Paulo: EDUSP, 2004.

SANTOS, M. Espaço e Método. 4. ed. São Paulo: Nobel, 1997.

SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: EDUSP, 2008.

SANTOS, M. Território globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec, 1994.

TAKEDA, T. O. Uso e ocupação do solo urbano. Jurisway, 2013. Disponível em: https://www.ju risway.org.br/v2/dhall.asp?id_dh=12363. Acesso em: 21 jun. 2021.

TROLL, C. A paisagem geográfica e sua investigação. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro, n. 2, p. 1-7, jun. 1997.

Downloads

Publicado

2021-11-19

Como Citar

Oliveira, C. R. A. de, Ângela Luchese, T., & Ceccato de Lima, L. (2021). Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores. Revista Ensino De Geografia (Recife), 4(3), 268–295. https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250891