Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2021.250891Palavras-chave:
Transformação da paisagem, Escola, Bairro, Lugar, Espaço geográfico.Resumo
Este artigo foi produzido a partir da pesquisa realizada no Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC), alicerçado por uma análise da transformação da paisagem no entorno de uma escola da cidade de Lages/SC. O questionamento que orienta a pesquisa parte do princípio de que é necessário construir uma consciência da importância da escola na formação social, política, histórica e geográfica do bairro Santa Clara, em Lages/SC, que aqui se toma esse espaço geográfico como ponto de partida, a fim de fazer uma análise das transformações da paisagem e suas implicações no entorno escolar, a partir do uso e ocupação do bairro. Nessa perspectiva, observamos a dinâmica da organização do espaço geográfico, que se constitui como ponto de referência geográfico e social para a comunidade. Para o desenvolvimento do estudo foi escolhida a pesquisa bibliográfica e documental com o trabalho de campo, ficando definida a abordagem qualitativa. Após esses momentos, optou-se, como procedimento metodológico, pela realização de entrevistas narrativas, contextualizando as percepções dos moradores e professores sobre o espaço vivido na construção de um olhar espacial crítico do lugar.
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