Os desafios do ensino da temática relevo na geografia escolar: experiências na regência no Ensino Fundamental II
DOI:
https://doi.org/10.51359/2594-9616.2024.261817Palavras-chave:
ensino de geografia, estagio supervisionado, ensino de relevo, regência no ensino fundamentalResumo
O presente artigo visa analisar o ensino de relevo no contexto escolar e propor a partir de uma aula de regência recursos para trabalhar a temática de relevo, desenvolvida em uma escola da rede estadual, no município de Coari. A metodologia de realização do trabalho, envolveu o levantamento bibliográfico, planejamento da aula, pesquisa e a preparação do conteúdo, a execução da aula e a análise dos resultados. Como principais resultados podemos citar discussão teórica apresentada sobre a temática de relevo, abordando os significados e o ensino de relevo no contexto escolar, relato de experiência da aula de regência e perfis de elevação da cidade de Coari – Am como material didático para trabalhar o contexto local do estudante.
Referências
AB'SABER, A. N. Províncias geológicas e domínios morfoclimáticos no Brasil. Geomorfologia, n. 20, p. 1-26, 1970. Disponível em: https://biblio.fflch.usp.br/AbSaber_AN_1348920_ProvinciasGeologicas.pdf. Acesso em: 02 out. 2023.
ALVES, V. A. de R.; AVELAR, G. A. de. Fragmentação do conhecimento e seus reflexos na geografia: a dicotomia Geografia Física e Geografia Humana. Espaço em Revista, Goiânia, v. 23, n. 1, p. 101-122, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufcat.edu.br/espaco/article/view/67593. Acesso em: 1 out. 2023.
BERTOLINI, W. Z., VALADÃO, R. C. A abordagem do relevo pela geografia: uma análise a partir dos livros didáticos. Terræ Didatica, 5(1):27-41, 2009.
BRITO, D. G.; MELO, J. A. B.; SILVA, G. C. O ensino de geografia: trabalhando o relevo através das categorias geográficas lugar e paisagem. Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB. Campina Grande: Realize Editora, 2015. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/11738. Acesso em: 5 set. 2023.
CARLOS, A. F. A. A cidade. 9. ed. São Paulo: Contexto, 2013.
CASSETI, V. O Relevo no Contexto Ideológico da Natureza: Uma Nota. Boletim Goiano de Geografia, 14(1):103-115, jan./dez. 1994.
CAVALCANTI, L. S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. Campinas, SP: Papirus, 2013.
CAVALCANTI, L. S. O lugar como espacialidade na formação do professor de geografia: breves considerações sobre práticas curriculares. Rev. Bras. Educ. Geog., Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 01-18, jul./dez., 2011.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
LIBÂNEO, J. C. Democratização da escola pública: A pedagogia critico-social dos conteúdos. 19. ed. São Paulo: Loyola, 1985.
MENEZES, V. S. Geografia escolar: as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de geografia. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Pós-Graduação em Geografia, Instituto de Geociências, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
MORAIS, E. M. B. de. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
NETO, A. D. S. Abordagens do ensino de geomorfologia no Ensino Básico. Revista GEONORTE, v. 10, n. 1, p. 44-46, 2014.
NETO, F. O. L; BARBOSA, M. E. S. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na Geografia escolar. GEOSABERES: Revista de Estudos Geoeducacionais, v. 1, n. 2, p. 160-179, jul./dez., 2010.
OLIVEIRA, A. O. S. A.; NETO, J. O. R. N. Contextos e significados do relevo para o ensino de geomorfologia. Caderno Prudentino de Geografia, n. 31, v.1, 2009.
PINHEIRO, I.; LOPES, C. S. A Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC): percursos e perspectivas. Geo UERJ, Rio de Janeiro, n. 39, 2021.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANLLI, T. L.; CACETE, N. H. Para ensinar e aprender Geografia. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
ROSS, J. L. S. O registro cartográfico dos fatos geomorfológicos e a questão da taxonomia do relevo. Revista do Departamento de Geografia, [S. l.], v. 6, p. 17-29, 2011. DOI: 10.7154/RDG.1992.0006.0002. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47108. Acesso em: 30 nov. 2023.
ROSS, J. L. S. Relevo brasileiro: uma nova proposta de classificação. Revista do Departamento de Geografia, [S. l.], v. 4, p. 25-39, 2011. DOI:10.7154/RDG.1985.0004.0004. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rdg/article/view/47094. Acesso em: 30 set. 2023.
ROSS, J. L. S.; CUNICO, C.; LOHMANN, M. Mapas do relevo brasileiro: duas classificações. In: SOBRINHO, J. F.; SOUZA, C. J. O.; ROSS, J. L. S. A natureza e a geografia no ensino das temáticas físico-naturais no território brasileiro. 1. ed. Rio de Janeiro: Letra Capital, 2023.
SANTOS, L. A.; LUIZ, E. L. Ensino dos conteúdos sobre relevo na Geografia Escolar: análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do ensino fundamental. Geografia (Londrina), [S.L.], v. 28, n. 2, p. 233, 6 jul. 2019.
SANTOS, M. Metamorfose do espaço habitado. São Paulo: Hucitec, 1988.
SILVA, J. L. B. Estágio curricular supervisionado em geografia: um relato de experiência sobre a observação e prática docente. Anais VI Conedu, 2018.
SILVA, J. R. de O. A Importância do Planejamento e da Coordenação Pedagógica no Contexto Escolar. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, ano 2, ed. 01, v. 01, 2017. Disponível em: https://www.nucleodoconhecimento.com.br. Acessado em: 17 abr. 2023.
SILVA, R. F.; MACÊDO, F. E.; PEREIRA, C. E. G.; DANTAS, J. V. E. A geomorfologia na interface com o ensino de geografia: uma proposta de didática para o relevo. Anais do 12º ENPEG, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Francisco Davy Braz Rabelo, Rogério Oliveira de Brito

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantêm os direitos autorais e concedem à REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) da Universidade Federal de Pernambuco o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
b) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
d) Os conteúdos da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) estão licenciados com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. CC BY - . Esta licença permite que os reutilizadores distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do material em qualquer meio ou formato, desde que a atribuição seja dada ao criador. A licença permite o uso comercial.
No caso de material com direitos autorais a ser reproduzido no manuscrito, a atribuição integral deve ser informada no texto; um documento comprobatório de autorização deve ser enviado para a Comissão Editorial como documento suplementar. É da responsabilidade dos autores, não da REVISTA ENSINO DE GEOGRAFIA (RECIFE) ou dos editores ou revisores, informar, no artigo, a autoria de textos, dados, figuras, imagens e/ou mapas publicados anteriormente em outro lugar.