CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO DE ARTIGOS, ENSAIOS, RELATOS DE EXPERIÊNCIA E RESENHAS v. 40, n. 1, 2023
Raça, gênero e classe social ‒ atravessamentos identitários e tensionamentos sociais
O v. 40, n. 1, da Estudos Universitários: revista de cultura (EUs), vinculada à Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tem como proposta receber estudos, ensaios, entrevistas, relatos de experiência e resenhas que apresentem e problematizem questões relacionadas à raça, gênero e classe social e seus atravessamentos identitários e tensionamentos sociais, a partir de perspectivas inter e multidisciplinares.
O Brasil é uma nação forjada em profundas e históricas desigualdades sociais. Elementos identitários como raça, gênero e classe social, por exemplo, são alvos de opressões cujas consequências afetam a existência de milhões de pessoas, contribuindo para a perpetuação da dor e da violência. Entre os grupos severamente afetados pela intolerância, destacam-se as mulheres, a população negra, a comunidade LGBTQIA+, a grande parcela populacional que vive em situação de vulnerabilidade econômica e social e os povos tradicionais, indígenas e quilombolas, que há séculos buscam exercer plenamente seus direitos de cidadania.
A EUs, periódico eticamente comprometido com os dilemas do tempo presente e com a relação entre sociedade e academia, com esta chamada busca publicar textos que contribuam para o debate acerca da relação entre raça, gênero e classe social, que implica não apenas atravessamentos identitários, mas sobretudo condições de sobrevivência de grupos politicamente minoritários. São bem-vindos trabalhos que discutam fatores que historicamente contribuíram e ainda contribuem para a perpetuação de tensionamentos sociais no Brasil, bem como textos que refiram propostas e caminhos que vislumbram a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Os trabalhos devem ser submetidos de 1 de julho de 2022 a 30 de novembro de 2022, por meio do site da revista, onde também são apresentadas as instruções para envio e as normas de formatação: https://periodicos.ufpe.br/revistas/estudosuniversitarios. O número será lançado no primeiro semestre de2023.
Apenas a título de exemplo, apresentamos algumas indicações de tópicos como possibilidades de escrita para a edição:
- A comunidade LGBTQIA+ na História do Brasil;
- A propagação do discurso racista e LGBTQIA+fóbico nas redes sociais;
- Apagamentos na construção identitária brasileira;
- As disputas territoriais do Brasil;
- Desmonte de políticas públicas assistenciais;
- Direitos urbanos e segregação social;
- Discurso, poder e minorias;
- Empreendedorismo, mulheres e tecnologias sociais;
- Gênero, educação e sexualidade;
- Inclusão, diversidade e políticas públicas;
- Juventudes negras e LGBTQIA+;
- Literatura de autoria e temática feminina, negra e LGBTQIA+;
- O feminicídio no Brasil;
- Políticas afirmativas de ingresso à Educação Superior;
- Pseudoabolição: a escravidão no Brasil após 1888;
- Racismo e punitivismo no sistema carcerário brasileiro;
- Xenofobia no Brasil.
Para mais informações: estudosuniversitarios@ufpe.br
Recife, 1° de julho de 2022.
Cordialmente,
Equipe editorial