Chanchada, Pornochanchada e Comédia da Retomada: a transformação do gênero no cinema brasileiro

Autores

  • Simone Maria Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Renné Oliveira França Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.34176/icone.v11i1.230152

Palavras-chave:

análise cultural, gênero, comédia, cinema brasileiro

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma análise de gêneros audiovisuais que escapa ao modo convencional de análise textual. Propomos compreender gênero como categoria cultural e não como propriedade do texto, uma vez que na definição de tal categoria leva-se em conta práticas culturais que envolvem mercado, audiência, contexto sócio-histórico etc. Examinar os mecanismos do texto não é suficiente para explicar como os gêneros operam em grandes contextos culturais. Analisaremos, a partir de algumas dessas práticas culturais, o percurso do gênero que iniciou com a chanchada, passando pela pornochanchada e, por meio de transformações, levou às comédias da retomada do cinema brasileiro.

Biografia do Autor

Simone Maria Rocha, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ com pós-doutorado em Comunicação pela UFMG. Professora do PPGCOM/UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Mídia.

Renné Oliveira França, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social pela UFMG. Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Imagem e Sociabilidade, sub-grupo GRISPRESS.

Referências

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Publicado

2009-07-10

Edição

Seção

Artigos Livres